PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JAILSE MARIA LOPES DA SILVA

DISCENTE: JAILSE MARIA LOPES DA SILVA
DATA: 22/02/2021
LOCAL:  meet.google.com/oqe-dpga-ipb
TÍTULO: O ENSINO DA CULTURA POPULAR NAS TRILHAS E TRAMAS DO CORDEL PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: : Ensino de Literatura. Literatura de Cordel Paraibana. Letramento Literário. Método Recepcional. Temas Caracterizadores.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

RESUMO: Um dos requisitos fundamentais para o funcionamento de uma sociedade que apresente cidadãos conscientes de seu papel é a formação de leitores competentes que possam desenvolver o pensamento crítico e transformador de seu meio social. É por essa razão que a escola deve ampliar a aptidão leitora de seus alunos, fazendo com que eles reconstruam sentidos, manifestem opiniões e, acima de tudo, atentem para o universo de riquezas que a leitura pode lhes proporcionar. Diante dessa constatação, é preciso buscar caminhos para que os educandos acessem os “não-ditos” no texto, para associarem ou confrontarem as leituras com a vivência na sociedade da qual eles fazem parte. Nesse sentido, elaboramos uma proposta de trabalho para ser aplicada com o Ensino Fundamental II. A metodologia adotada é de caráter bibliográfico e qualitativo. Para todo o processo foi realizada uma busca intensa por obras e referências que conferissem respaldo teórico e ampliassem os conhecimentos e a visão acerca do tema proposto. O objetivo geral do projeto é promover o pensamento crítico, o letramento literário e a sensibilidade dos alunos para diferentes leituras. Na tentativa de contribuir para a concretização deste objetivo, sugere-se como produto desta pesquisa uma proposta de intervenção que tem como base a leitura literária, para isto, selecionamos o gênero cordel e, a partir dessa escolha, elencamos alguns temas caracterizadores: romance, aventura, humor e contos maravilhosos. Para a consecução do estudo, adotamos como fundamentação, os pressupostos de Cascudo (2006); Abreu (1999); Candido (2012); Colomer (2007); Dalvi (2013); Pinheiro (2002); Pinheiro e Marinho (2012); Iser (1999); Jauss (1994); Aguiar e Bordini (1993); Zilberman (1989); dentre outros. Visamos propor estratégias de leitura do cordel paraibano com base na estética da recepção e no método recepcional, que valoriza o papel do leitor numa perspectiva ativa na leitura.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES