PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA DA SILVA FERREIRA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA DA SILVA FERREIRA ALMEIDA
DATA: 21/08/2014
LOCAL: CCAE Mamanguape
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DE SUBJETIVIDADES DOS ALUNOS DA EJA EM NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras- chave: EJA. Subjetividades, Práticas Discursivas. Narrativas docentes.
RESUMO: A proposta de pesquisa tem com temática a constituição de subjetividades de discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em práticas discursivas que perpassam as narrativas de professores/as que atuam numa escola estadual situada no município de Mamanguape. Indaga-se: De que modo nos discursos dos/as docentes se constituem as subjetividades dos/as seus/uas discentes face as singularidades dessa modalidade de ensino? Delineia-se como principal objetivo deste trabalho: analisar em que medida as práticas discursivas que compõem os relatos dos/as educadores/as (as) da EJA contribuem ou colaboram para a construção das subjetividades dos/as educandos/as. Teórico e metodologicamente, a pesquisa se pautará em concepções da análise de discurso francesa (AD), tais como discurso, interdiscurso e memória discursiva, em teorizações foucaultianas acerca das relações de poder e modos de subjetivação. A pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada e adota a concepção de língua como prática social. De natureza qualitativa e interpretativista, adotam-se com procedimentos metodológicos questionários e entrevistas. Ao final da investigação, serão apresentadas as ações que compõem a proposta de intervenção e seus possíveis desdobramentos.
Externo ao Programa - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA