PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISSANDRA MARIA CONCEIÇÃO DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISSANDRA MARIA CONCEIÇÃO DE BRITO
DATA: 21/08/2014
LOCAL: CCAE Mamanguape
TÍTULO: Con)viver com as diferenças: as discursividades de educadores/as acerca da pluralidade cultural no contexto escolar
PALAVRAS-CHAVES: Práticas discursivas. Projetos Identitários. Pluralidade Cultural
RESUMO: A presente proposta de pesquisa busca articular questões sociais significativas como o educar na diversidade, voltadas para o pertencimento étnico-racial, performances de gênero e de orientação sexual, problematizando-as em contexto escolar. O espaço para a geração dos dados são escolas públicas de ensino fundamental, situadas no município de Itapororoca-PB. Especificamente, duas escolas, uma localizada na zona urbana e outra situada na zona rural, os atores da pesquisa são professores/as do 6º ao 9º ano, de disciplinas variadas. Visa examinar posicionamentos discursivos desses/as professores/as face a situações em que as identidade étnico-raciais, de gênero e de orientação sexual são construídas e produzem sentidos, problematizar como se entrelaçam, diante de práticas discursivas em documentos oficiais, as propostas de ações político-pedagógicas e finalmente, propor atividade de intervenção pedagógica que contribua para o trato com as questões inerentes a diversidade cultural. A investigação situa-se no campo da Linguística Aplicada, espera acrescentar a discussão acadêmica em torno destas questões sociais, de suma importância, no campo dos estudos que concebe a linguagem enquanto prática social em favor da reinvenção da vida social.
Externo ao Programa - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA