PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÉCIA DE VASCONCELOS ARANTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÉCIA DE VASCONCELOS ARANTES
DATA: 19/08/2014
LOCAL: CCAE - Mamanguape
TÍTULO: O CELULAR COMO DISPOSITIVO ELETRÔNICO PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS MULMITIDIÁTICOS: DE OBJETO PROIBIDO À CONDIÇÃO DE RECURSO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia móvel. Multiletramentos. Textos multimodais.
PÁGINAS: null
RESUMO: As tecnologias da informação e comunicação trouxeram profundas mudanças para a sociedade e consequentemente para a escola. As formas de acesso às informações se diversificam, o conhecimento passa a ter prazo de validade, os textos ganham novas linguagens e cada vez mais se exige dos indivíduos habilidades de leitura e de escrita que transcendem a mera decodificação. Tais fenômenos obrigam a escola a repensar as metodologias, bem como inovar os instrumentos utilizados para o trabalho com língua materna. Hoje para assumir a cidadania plena, os indivíduos tanto necessitam manusear os recursos tecnológicos de forma autônoma, quanto necessitam lidar com a transmutação dos gêneros textuais e até mesmo com os novos gêneros e a diversidade de linguagens que emergem nesta nova era. Assim, este trabalho tem como objetivo propiciar aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Durmeval Trigueiro Mendes, localizada na cidade de João Pessoa-PB, a formação para a leitura e sobretudo a produção de textos multimodais, usando o celular como dispositivo para os multiletramentos, pois observamos que os alunos usam o celular como dispositivo de fuga, gerando tensão no interior da sala de aula, uma vez que o uso desse dispositivo é proibido por lei. Para tanto nos apoiamos nas contribuições trazidas por: Moran (2012-2013); Masetto (2013); Pescador (2012); Camargo, Soares (2012); Pozo (2008); Bliksteein e Zuffo (2008); Almeida e Prado (2008); Prado (2008); Silva (2008), PCN de Lìngua Portuguesa II segmento (1998); Marcushi (2008) e outros.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI