PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: Ana Paula Bastos Borges

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Ana Paula Bastos Borges
DATA: 20/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: AVALIANDO IDEPB: instrumento de motivação para o ensino das estratégias leitoras na escola
PALAVRAS-CHAVES: Habilidades de Leitura. Estratégias Leitoras. Avaliando IDEPB. Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 47
RESUMO: Neste trabalho, voltamos nosso olhar para o trabalho com a leitura na escola, especificamente, para as séries finais do Ensino Fundamental, uma vez que, no 9º ano, os alunos têm suas habilidades e competências leitoras avaliadas por instrumentos nacionais, como a Prova Brasil, e estaduais, como o “Avaliando o Índice de Desempenho Educacional da Paraíba (IDEPB)”. Tais instrumentos têm diagnosticado um leitor com significativa deficiência nas competências e habilidades leitoras, e isso nos leva a entender que é imprescindível que a escola invista, sistematicamente, num processo pedagógico que não apenas incentive o gosto pela leitura, mas também leve o aluno a compreender o que lê e, assim, a atribuir sentidos ao texto. Com esta pesquisa, objetivamos compreender até que ponto o conhecimento das estratégias de leitura pode favorecer o desenvolvimento das habilidades e competências leitoras dos alunos, ao final do Ensino Fundamental. Para tanto, temos, como aporte teórico, os estudos desenvolvidos por Kleiman (2011, 2013), Antunes (2009), Geraldi (1999), Guedes (2006), Solé (1998) e Leffa (1999), entre outros. A pesquisa será desenvolvida com uma turma de 8° ano da rede pública de ensino, composta por 33 alunos. Aplicaremos, inicialmente, um teste de sondagem com questões que requerem o domínio das habilidades que compõem o Tópico I da Matriz de Referência de Língua Portuguesa. A partir do resultado, verificaremos quais os dois descritores identificados como de maior dificuldade de compreensão por parte dos alunos, para, a partir daí, elaborarmos uma proposta de intervenção que venha contribuir para o melhor desenvolvimento das competências e habilidades leitoras desses sujeitos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo ao Programa - 6337035 - MARIA ESTER VIEIRA DE SOUSA