PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANNA CAVALCANTI DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANNA CAVALCANTI DOS SANTOS SILVA
DATA: 20/08/2014
LOCAL: UFPB, CAMPUS IV
TÍTULO: GÊNERO EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Escrita. Gênero discursivo. Anúncio publicitário.
PÁGINAS: null
RESUMO: Na sociedade, as pessoas interagem constantemente com uma diversidade de textos. Diante dessa diversidade, foi escolhido o gênero anúncio publicitário para ser trabalhado em sala de aula, por ser um gênero de grande circulação nas esferas sociais. O trabalho será desenvolvido em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, no intuito de propiciar o desenvolvimento das competências de leitura e escrita, lendo de modo a refletir sobre as significações trazidas nos textos e escrevendo de modo a pensar em como organizar o texto para atender o objetivo de persuadir o leitor. Assim, essas práticas adquirem um sentido, facilitando um retorno positivo por parte dos alunos. A fim de alcançarmos tal objetivo, traremos apontamentos teóricos trazidos pelos PCN (BRASIL, 1998) e por autores como Marcuschi (2008), Kleiman (2005-2010), Koch e Elias (2013), Bakhtin (1997), dentre outros. Traremos ainda uma proposta de intervenção a ser aplicada em forma de sequência didática, com etapas para interpretação, produção e circulação de textos em torno do gênero anúncio publicitário. Espera-se que os resultados que venham a ser obtidos digam respeito à melhoria na leitura crítica de textos verbais e não-verbais, ao conhecimento das dimensões do gênero e ao progresso na produção de textos multissemióticos por parte dos aprendizes.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS