PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ PAULINO DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ PAULINO DE ASSIS
DATA: 19/08/2014
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba - campus IV - Mamanguape
TÍTULO: RESUMO: REGISTRO DAS MEMÓRIAS: uma questão identitária
PALAVRAS-CHAVES: Memórias. Oralidade. Escrita. Relatos. Biografia.
PÁGINAS: null
RESUMO: As fervorosas mudanças por que passa a sociedade pós-moderna fomentam a busca pela identidade. Afinal, quem somos no contexto em que estamos inseridos? O registro das memórias deve auxiliar na formação identitária e a escola dará sua imensurável contribuição para que o indivíduo se encontre e efetive suas lembranças e experiências. Diante dessa necessidade, desenvolveu-se a pesquisa acerca de memórias, identidade, oralidade e escrita e contação de histórias, fundamentada teoricamente em Bergamaschi (2002) Memória: entre o oral e o escrito, Hall (2011), A identidade cultural na pós-modernidade, Le Goff (2013) História e Memória, dentre outras contribuições e apresenta apoio a partir de diferentes textos literários com temática memorialística. Partindo desse estudo foi elaborado o projeto de intervenção que proporciona o registro das memórias pessoais e familiares, da expressão oral, para a modalidade escrita. O resgate da história de vida inicia-se com a socialização de momentos marcantes na infância e/ou na adolescência. O exercício da oralidade ocorre primeiro de forma espontânea e desprendida, depois há registro em vídeo, situação que, desperta certo cuidado com a postura e a pronúncia vocabular, embora seja observada a variação informal da língua. A atividade de escrita acontece com o objetivo de registrar dados sobre a vida de cada um, desde o nascimento, e seu convívio social, resultando, assim, textos memorialistas. São relatados, ainda, acontecimentos vividos com parentes – pais, irmãos, primos, avós, tios... – significantes para suas memórias e formação identitária.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 1946995 - CARLOS AUGUSTO DE MELO