PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCELIO DE BARROS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCELIO DE BARROS LIMA
DATA: 30/03/2022
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: O PROCESSO DE ESCRITA E REESCRITA: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
PALAVRAS-CHAVES: Processo de escrita e reescrita. Sequência didática. Gênero artigo de opinião e responsabilidade social
RESUMO: As competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), dentre as quais os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica encontram-se a competência de argumentar, defender uma opinião com base em dados e evidências, respeitando e considerando os direitos humanos e desenvolver o senso de responsabilidade da comunidade, que envolve questões públicas e sociais. Tendo como norte alcançar essas competências, pretendemos com este trabalho, analisar o processo do ensino-aprendizagem da escrita e da reescrita dos alunos do 8º ano de uma escola municipal de Mari, Paraíba, por meio de sequência didática, que estimule os alunos a produzirem artigos de opinião buscando aprimorar o pensamento crítico, a promoção de práticas sociais e a formação cidadã. Para tanto, o trabalho será estruturado em três eixos temáticos, a serem abordados no referencial teórico, a saber: sequência didática, segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), Zabala (1998), Souza (2018), Oliveira (2013) e Lopes et al (2019), dentre outros; ensino de escrita e reescrita, na visão de Geraldi (2011, 2015, 2017), Kato (2009), Serafim (1995), Ruiz (2020), Menegassi (2013), Marcuschi (2010, 2020), Conceição e Biasotto (2015), Bazerman (2007), Meurer (2012), Passarelli (2012), Fiad (2013); e, por fim, o gênero artigo de opinião, a partir de Bräkling (2008), Rodrigues (2008), Casseb-Galvão e Duarte (2018), e outros. O caminho metodológico será desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, cujo trabalho de campo pauta-se na pesquisa-ação intervencionista. Os instrumentos de geração de dados serão a roda de conversa, observação participante, sequência didática, produção de artigos pelos alunos envolvidos na avaliação diagnóstica (produção inicial) e avaliação somativa (produção final). Na análise dos dados, teremos Bardin (2021) e Franco (2021) quando tratam sobre a aplicação da análise de conteúdo. Dado o exposto, pretendemos concluir este trabalho com um “Manual de Aplicação de Sequência Didática” para professores/as das escolas municipais, resultante de nossa pesquisa com essa aplicação de sequência didática.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO