PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: SONAYA KELLY DE SOUZA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SONAYA KELLY DE SOUZA NUNES
DATA: 19/05/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Identidade, pertencimento e relações étnico-raciais: a promoção da educação antirracista no Ensino Fundamental a partir da leitura de Carolina Maria de Jesus
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de leitura. Racismo. Identidade. Pertencimento. Carolina Maria de Jesus
PÁGINAS: 80
RESUMO: Após as mudanças legais provocadas pela lei 10.639/2003 (Brasil, 2003), a necessidade de uma perspectiva pedagógica que esteja voltada às relações étnico-raciais, ao combate ao racismo e à discriminação passou a fazer parte da agenda de redução das desigualdades motivada pelo reconhecimento do sujeito em sua singularidade, em sua relação com o pertencimento étnico-racial e formação de cidadãos conscientes de sua historicidade e cidadania. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver práticas de leitura que promovam uma educação antirracista e a desconstrução do racismo estrutural, a partir da leitura de Carolina Maria de Jesus. Os relatos que constituem a produção literária de Carolina Maria de Jesus trazem questões pertinentes ao contexto social brasileiro em pontos sensíveis e balizadores da formação da cidadania. As inquietações de sua narrativa de autoficção retratam as condições do povo negro e periférico no país que possui a maior população negra fora de África. Seus relatos são fontes que permitem a historização dos impactos do racismo estrutural presente na sociedade brasileira e as consequências de uma abolição tardia é elemento estruturante para a proposta pedagógica de formação leitora que ancora esta pesquisa. Como aporte teórico para o estudo sobre práticas de leitura, a pesquisa fundamenta-se em Soares (2002), Lajolo (2001), Bamberger (2002); para subsidiar as discussões do conceito de identidade, pertencimento e racismo, partirmos de Schwarcz (2012), Nascimento (2016), Hall (2006), Almeida (2020) e Ribeiro (2020); e sobre a proposta de letramento literário, destacamos Cosson (2009), Melo (2014) e Pinheiro (2004). A natureza da investigação é qualitativa, interventiva e propositiva. Seguindo os procedimentos da pesquisa-ação, utilizar-se-á como ferramentas de geração de dados a aplicação de questionários, rodas de conversa, oficinas de leitura e arte. Espera-se elaborar um protótipo pedagógico sobre mediação e formação leitora com fins a uma educação antirracista nos anos finais do ensino fundamental.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Externo ao Programa - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS