PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA SILVA DE LIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA SILVA DE LIRA LIMA
DATA: 18/05/2022
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO À LUZ DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Letramentos. Consciência Fonológica
RESUMO: O processo de alfabetização no contexto escolar constitui um desafio não só para os alunos, mas também para os professores por estar diretamente ligado ao processo de aquisição da leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para que esse processo aconteça com eficiência, precisa ser planejado e estruturado de forma que os alunos consigam desenvolver as habilidades necessárias propostas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e superar as inúmeras dificuldades que apresentam nesta fase do ciclo. Para tal, o aluno precisará compreender o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e as relações entre fonemas e grafemas, sendo capaz de associar corretamente letra/som de maneira que possa evoluir gradativamente em seu processo de aprendizagem da leitura e escrita. Quanto às práticas necessárias para desenvolver a alfabetização, precisam ser atreladas às práticas de letramento, uma vez que se tratam de processos distintos, mas que se relacionam para que o sujeito possa se tornar alfabetizado e letrado, capaz de fazer uso da leitura e escrita em vários contextos sociais. Diante essa realidade, surgiu a necessidade de investigar e propor práticas de ensino a partir do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização, como o fito de contribuir com o desenvolvimento da leitura e escrita associadas às práticas de letramento. A pesquisa terá como participantes, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental por uma abordagem qualitativa. O trabalho de campo acontecerá de forma intervencionista, através da pesquisa-ação, utilizando a revisão bibliográfica, a observação participante e a aplicação de sequências didáticas como procedimentos geradores de dados. Para constituir o corpus do trabalho, serão analisadas as atividades propostas como intervenção pedagógica diante etapas diagnósticas inicial e final. A proposta está estruturada em três eixos temáticos, ancorados em alguns autores, entre eles: Consciência Fonológica – Morais (2020), Callou e Leite (2009), Bortoni-Ricardo (2006); Alfabetização - Lemle (2009), Soares (2021), Tfouni (2006) e Cagliari (1997); Letramento – Soares (2020 e 2021), Kleiman (2005); entre outros. A análise dos dados será realizada mediante a Triangulação de Métodos que propõe uma análise por meio da articulação entre o diálogo com autores, os dados empíricos e uma análise de conjuntura possibilitando uma compreensão do contexto. A sistematização das habilidades propostas ocorrerá por meio da realização sequenciada de atividades que desenvolverão a consciência fonológica, com a intenção de contribuir com o desenvolvimento da leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento, como forma de levar os alunos a tornarem-se usuários conscientes da língua em sua plenitude.
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Interno - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS