PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAÍNA PATRÍCIA XAVIER DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAÍNA PATRÍCIA XAVIER DOS SANTOS SILVA
DATA: 20/05/2022
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO CHARGE: UMA PROPOSTA SITUADA NA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS
PALAVRAS-CHAVES: Multimodalidade. Multiletramentos. Leitura. Charge.
RESUMO: Cotidianamente as pessoas são desafiadas a aprender novas formas de ler e compreender os diferentes textos produzidos em meio aos avanços das tecnologias digitais e a massificação da internet. Cada vez mais, percebe-se a interação entre palavras e imagens, tornando-se imprescindível o estudo dessas várias modalidades de linguagens ou semioses, que vêm transformando aquela tradicional definição que se tinha de texto, passando a exigir novas competências leitoras e novos letramentos. Por isso, pensando nessas novas demandas de leituras de textos multimodais dentro de uma Pedagogia dos Multiletramentos, em especial à leitura do gênero textual charge, em virtude da sua ampla utilização nas escolas e em exames nacionais, de larga escala, como exemplo, o ENEM, a Prova Brasil, e o exame de admissão para os Institutos Federais, será desenvolvida uma pesquisa-ação, centrada nos desafios encontrados nas práticas de leitura e compreensão de textos com maior informatividade visual, como no caso das charges. O objetivo geral desta pesquisa, portanto, visa compreender como a multimodalidade pode ser explorada nas aulas do 9°ano do ensino fundamental, à luz da Pedagogia dos Multiletramentos, com foco no desenvolvimento da competência leitora. Nesse sentido, será aplicada uma pesquisa qualitativa de cunho intervencionista nas aulas de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental em uma escola situada na cidade de Nova Cruz-RN, que se utilizará dos instrumentos de geração de dados, roda de conversa e observação participante, os quais serão mobilizados nas oficinas pedagógicas e, para a análise dos dados obtidos, será adotada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O aporte teórico sobre multimodalidade e multiletramentos está ancorado em Rojo (2012, 2015, 2019), Ribeiro (2021), Cazden et al (2021), Dionísio (2014); no tocante à compreensão leitora, apoia-se em Koch e Elias (2008); Rojo (2012, 2015); e relacionado aos gêneros textuais e a charge, ampara-se em Dionísio (2010), Marcuschi (2008), Flôres (2002), dentre outros.
Presidente - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA