PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ELISSANDRA MARIA CONCEIÇÃO DE BRITO

DISCENTE: ELISSANDRA MARIA CONCEIÇÃO DE BRITO
DATA: 27/08/2015
LOCAL: UFPB- CCAE CAMPUS IV MAMANGUAPE
TÍTULO: (CON)VIVER COM AS DIFERENÇAS: As discursividades de educadores(as) acerca da diversidade cultural no contexto escolar
PALAVRAS-CHAVES: Diversidade. Sexualidade. Práticas sociais. Discursividades.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A diversidade sexual é uma questão relevante que está no centro das atenções de pesquisas realizadas tanto no campo da educação, como em outros relativos às ciências sociais e humanas. No Brasil, as questões relacionadas a orientação sexual foram materializadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na forma do tema transversal, no volume 10, Pluralidade Cultural e orientação sexual a ser desenvolvido por todas as disciplinas e atividades pedagógicas da escola. A pesquisa proposta teve como temática as discursividades de docentes mediante episódios que evidenciam a necessidade de adotar posturas políticas para o educar na diversidade, notadamente, para as questões de orientação sexual no cotidiano escolar. O objetivo geral desta pesquisa é investigar os posicionamentos discursivos de professores(as) do município de Itapororoca-PB, face as situações vivenciadas atinentes as questões de sexualidade no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, subsidiada à luz da linguística aplicada e da Análise do Discurso, fundamentada nas produções de Moita Lopes (2006), Foucault (1988), Louro (1997), Bauman (2000), Orlandi (2003). Foram analisados os dados resultantes de questionário, esses dados foram complementados por meio de roda de conversas. As análises das narrativas dos(as) educadores(as), participantes da investigação demonstraram a necessidade de ações que proporcionem o con(viver) com a pluralidade cultural, em especial com as temáticas relacionadas à diversidade sexual na escola, apontaram para a dificuldade em lidar com essas questões no cotidiano da escola. Entre as dificuldades assinaladas estão: o tabu que impera na sociedade, os conflitos de percepção, escassez de tempo para um diálogo mais efetivo com o aluno, falta de um conhecimento mais aprofundado sobre a temática, entre outros resultados apresentados, que embasam uma proposta de intervenção para professores de língua portuguesa. Este estudo representou um desafio epistemológico, na busca de ressignificar o olhar em favor da reinvenção da vida social.
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA