PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ PAULINO DE ASSIS

DISCENTE: MARIA JOSÉ PAULINO DE ASSIS
DATA: 28/08/2015
LOCAL: UFPB - CCAE
TÍTULO: RESUMO: REGISTRO DAS MEMÓRIAS: uma questão identitária
PALAVRAS-CHAVES: Memórias. Oralidade. Escrita. Relatos. Biografia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária
RESUMO: Neste trabalho expomos o projeto que objetivou registrar as memórias e sua contribuição para a coletividade, a partir da concepção de que recuperar o passado e a tradição é uma forma de dar significado à sua própria existência através da descoberta identitária. Apresentamos a metodologia da aplicação prática do projeto de intervenção e a análise das produções textuais desenvolvidas em sala de aula com alunos do 9º ano do ensino fundamental. O suporte teórico desta pesquisa apresenta-se fundamentado em Bergamaschi (2002) Memória: entre o oral e o escrito, Hall (2011), A identidade cultural na pós-modernidade, Le Goff (2013) História e Memória, Matos (2014) A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade, Schnneuwly; Dolz (2011) Gêneros orais e escritos na escola e apresenta textos de apoio a partir das obras de Casimiro de Abreu (1999); Manuel Bandeira (2004); Cecília Meireles (2004); José Lins do Rego (2008), entre outros. A partir desse estudo foi elaborado o projeto de intervenção que proporciona o registro das memórias pessoais e familiares, partindo da expressão oral, em equipe, para a modalidade escrita. O exercício da oralidade ocorre primeiro de forma espontânea e desprendida, sem preocupação formal, depois há registro em vídeo. São apresentados textos motivadores, sobretudo, do romance Menino de Engenho, de José Lins do Rego, em que o protagonista narra situações com familiares, expondo o respeito, a admiração e o deleite da convivência afetiva, expõe ainda a contação de histórias marcada em sua infância. A atividade de escrita acontece com o objetivo de registrar dados sobre a vida de cada um, desde o nascimento aos dias atuais, e seu convívio social, criando, assim, um relato de memórias. Em outra ocasião são narrados acontecimentos vividos com parentes – pais, irmãos, primos, avós, tios... – significantes para suas memórias e formação identitária. A análise do corpus da pesquisa possibilitou a comprovação de que o objetivo proposto foi alcançado.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1070829 - MARIA CLAURENIA ABREU DE ANDRADE SILVEIRA