PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LIDIANE MOREIRA SILVA DE BRITO

DISCENTE: LIDIANE MOREIRA SILVA DE BRITO
DATA: 28/08/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: RESSIGNIFICANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO TEXTUAL CARTA ABERTA
PALAVRAS-CHAVES: EJA. Sequência Didática. Gênero textual. Carta aberta
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada àqueles que não concluíram seus estudos em idade apropriada. Os adultos retornam à escola em busca de resgatar o tempo perdido; os adolescentes, por sua vez, estão nessa modalidade, muitas vezes, porque fracassaram no ensino regular por diversos motivos. Diante dessa diversidade de sujeitos, a EJA torna-se uma modalidade que requer um olhar especial, atento às necessidades de cada aluno, que são muitas, e as que mais se destacam, do ponto de vista do ensino-aprendizagem da língua portuguesa, são as dificuldades com a leitura e a escrita. Nesse contexto, esta pesquisa, de natureza qualitativa, com delineamento de uma pesquisa-ação, tem como objetivo geral avaliar até que ponto a utilização de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) construída a partir do gênero textual carta aberta pode contribuir para um melhor desempenho na produção escrita dos alunos da 8ª série do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Capim/PB. Para amparar teoricamente este trabalho, recorremos às discussões sobre gêneros textuais propostas por Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010) e Cavalcante (2013); além dos estudos sobre sequência didática, desenvolvidos por Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004). Os resultados da análise apontaram, entre outras questões, que a sequência didática elaborada favoreceu o desenvolvimento de capacidades de linguagem necessárias à construção do gênero carta aberta.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo à Instituição - PEDRO FARIAS FRANCELINO