PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: WANDA PATRÍCIA DE SOUSA GAUDÊNCIO

DISCENTE: WANDA PATRÍCIA DE SOUSA GAUDÊNCIO
DATA: 31/08/2015
LOCAL: UFPB-CCAE CAMPUS IV
TÍTULO: LETRAMENTOS E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DA FERRAMENTA DIGITAL EDMODO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia; Letramento digital; Multimodalidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma intervenção em sala de aula com vistas a ressignificar a prática docente por meio do favorecimento da aquisição do letramento digital por meio da utilização, pelos alunos, da ferramenta digital Edmodo. Caracterizado como um estudo de natureza qualitativa, com caráter descritivo e intervencionista, foi desenvolvido junto a alunos matriculados no 7º ano, na EEEM Major Veneziano Vital do Rêgo, localizada no bairro da Catingueira (Acácio Figueiredo), na cidade de Campina Grande–PB. Tendo em vista o alcance de nossos objetivos, a pesquisa encontra-se estruturada nas seguintes etapas: análise e exploração da ferramenta Edmodo, ambientação dos alunos à interface da plataforma, aplicação da sequência didática e análise das atividades para averiguação do favorecimento das práticas de letramentos entre os alunos participantes. A coleta dos dados e os resultados atingidos com a intervenção nos levaram à inserção de novas práticas e que o incentivo à escrita numa perspectiva multiletrada é válida, desde que sejam aplicadas atividades que possibilitem o acesso, a análise, a produção e a socialização de textos em diferentes linguagens e, amis ainda, que possibilitem ao aluno o acesso a novas concepções de leitura e análise de textos. Como base teórica, pautamo-nos em autores que discorrem sobre a informática, a relação entre tecnologia e educação, letramento, multiletramento, letramento digital e que avaliam a viabilidade da plataforma de interação social Edmodo, a exemplo de Xavier et all (2011); Almeida et, al (2000), Alves, Zambalde e Figueiredo (2004); Almeida e Fonseca Junior (2000); Sousa, Moita e Carvalho (2011); Coscarelli e Ribeiro (2011); Moreira e Caleffe (2008); Gabriel (2013); Bisognin (2009); Marcuschi(2008) ,Shephered e Saliés (2013), Trjara (2008), Tanzi Neto (2013), Valente (1997). . Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma intervenção por meio da aplicação de uma sequência didática com uso do suporte celular, para a realização de atividades na Plataforma Edmodo.
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL