PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANA CLEIDE MARCELINO DE LIRA

DISCENTE: ANA CLEIDE MARCELINO DE LIRA
DATA: 24/03/2023
LOCAL: Mamanguape-Pb
TÍTULO: Práticas de leitura para a formação de valores humanos no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino-aprendizagem. Leitura. Valores humanos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O letramento e os saberes do cotidiano dos estudantes devem estar intrinsecamente relacionados à formação leitora, para que seja significativo o ato de ler e de agir nos variados espaços da sociedade. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a função didático-pedagógica da leitura, no tocante à reflexão dos valores humanos com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. O procedimento metodológico adotado nesta pesquisa foi o de oficinas pedagógicas de leitura, por meio da apresentação e distribuição de textos em círculos de leituras, com diversos gêneros discursivos que abordem a temática dos valores humanos, em uma turma do 6º ano de uma escola pública do munícipio de Santa Rita-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter intervencionista e de abordagem qualitativa; logo, de natureza aplicada. A base teórica do trabalho é, principalmente, Soares (2004); Kleiman (2005); Koch e Elias (2010); Bakhtin (2000) e Marcuschi (2003), que sugerem o caminho para o desenvolvimento da compreensão textual dos estudantes; a Base Nacional Comum Curricular (2017), na qual estão estabelecidas as competências leitoras; Ueno (2020); Barreto (2018), que apresentam suas contribuições para uma educação sob a ótica dos valores humanos. Ao término da pesquisa, pudemos comprovar uma sala de aula mais agradável, estudantes mais assíduos, interessados e estimulados à realização de tarefas; Melhoria nas habilidades de leitura e compreensão leitora; Notável autonomia e prazer no ato de ouvir, falar, pensar e opinar, especialmente, em atividades de escrita; Maior sensibilidade para os problemas e necessidades da diversidade humana como forma de pertencimento desta, ultrapassando a fronteira do mundo individual.
Presidente - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES