PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ERIVANIA LIMA DA SILVA

DISCENTE: ERIVANIA LIMA DA SILVA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE FOTORREPORTAGENS: ENGAJAMENTO E PROFICIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Metodologias ativas. Engajamento. Gamificação. Escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A baixa proficiência e o engajamento na prática de escrita no contexto escolar representam ainda uma problemática, uma vez que, muitos dos alunos demonstram-se desinteressados e com muitas dificuldades para o desenvolvimento de atividades de produção textual. Frente ao exposto, o estudo em tela teve como objetivo geral compreender o processo de gamificação aplicado à educação, especialmente no desenvolvimento da produção escrita, a partir do gênero discursivo/textual fotororreportagem. Para isso, desenvolveu os seguintes objetivos específicos: discutir as concepções de metodologias ativas, gamificação e escrita; promover atividades diagnósticas sobre a produção textual dos educandos; elaborar e aplicar atividades de aprendizagem gamificadas, observando sua aplicabilidade para a produção textual escrita e o engajamento dos educandos; produzir um caderno pedagógico, a partir da experiência de aprendizagem gamificada com foco no desenvolvimento da escrita, a ser divulgado em suporte físico e digital, para apoiar outros docentes de Língua Portuguesa. A pesquisa teve como participantes, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e apresentou uma abordagem qualitativa e etnográfica. O trabalho de campo aconteceu de forma intervencionista, através da pesquisa-ação, e utilizou a pesquisa bibliográfica, a observação participante, o processo etnográfico e a sequência didática como instrumentos/procedimentos geradores de dados. O gênero discursivo/textual que estruturou o corpus da pesquisa foi a fotorreportagem, visto que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente estudo está estruturado em quatro eixos temáticos, ancorados em diversos autores, a saber: metodologias Ativas - Berbel (2011), Silva et al (2017), Bertini (2017), Moran (2018) e Souza (2020); gamificação – Vianna et al (2013), Alves (2015), Burke (2015), Bussarello (2016, 2017) e Eugênio (2020); escrita - Peregrino (1991), Ribeiro (2018), Medeiros (2017) e Boroski (2020), Bazerman (2006), dentre outros; gêneros discursivos/textuais - Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), A análise de dados foi realizada mediante o método da análise de conteúdo sistematizada em Bardin (2011). Aplicada a sequência didática gamificada e após a análise dos dados gerados, os objetivos do estudo foram alcançados e dos resultados gerados pode-se constatar que a utilização de recursos tecnológicos contemporâneos e a adoção de estratégias gamificadas frente aos contextos tradicionais impacta positivamente a proficiência e o engajamento dos educandos em atividades de escrita e de apreensão do gênero fotorreportagem, gênero que precisa ser mais explorado no ensino fundamental, considerada a sua potencialidade discursiva, textual e de circulação social, além disso, convém destacar que ao gamificar é fundamental dispor de um planejamento bem estruturado e cauteloso, pois excessos podem ser prejudiciais. Conclui-se, portanto, que a gamificação aplicada à educação e em especial, nas aulas de Língua Portuguesa, é uma metodologia ativa que maximiza os resultados. Sua aplicabilidade é viável e benéfica ao processo de ensino e aprendizagem, desde que bem planejada e executada.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI