PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELLY LAURA SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELLY LAURA SILVA DE SOUZA
DATA: 19/05/2023
LOCAL: online
TÍTULO: OS COMPANHEIROS DE ULISSES, DE LA FONTAINE, E A ODISSEIA, DE HOMERO: UMA RELEITURA COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA TURMA DO 8º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ensino. Letramento literário. Mitologia. Fábula. Odisseia.
RESUMO: Durante as aulas de Literatura no 8º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais - em uma escola localizada no município de Gurinhém-PB, percebemos a ausência de conhecimento, por parte da turma, acerca dos textos clássicos, carecendo-lhes parte importante da nossa formação histórico-cultural. Em face disso, este trabalho possui como finalidade oferecer-lhes o letramento literário, apresentando a releitura da Odisseia, de Homero, por meio da fábula em versos Os Companheiros de Ulisses, de La Fontaine, escrita no século XVIII. Desta maneira, constitui-se um projeto de intervenção escolar, com uma abordagem qualitativa, configurando-se em uma pesquisa-ação. As ações interventivas serão executadas por meio do círculo de leitura proposto por Cosson (2014), aplicado ao gênero fábula. Compõem a fundamentação teórica deste trabalho, Kleiman (2005), Cosson (2006) e Soares (1999) para tratar de letramento literário. Portella (1983), Silva (2010), Bagno (2006) e Souza (2020) para dissertar sobre gênero discursivo e sobre a fábula. Dialogaremos com Candido (1967), que reforça a importância da Literatura na vida humana, discorrendo sobre sua função. Fortes e Miotii (2014), Dezotti e Souza (1991), Moura e Garrafoni (2013), Colomer (2017), Cabral (2020), Dantas (2013) e BNCC (2018) nos auxiliarão para uma abordagem da relação entre mitologia clássica e ensino. Ainda compõe a nossa fundamentação, Calvino (1981), que nos traz a essência da Literatura clássica e por fim, Benjamin (1969) para explicar-nos sobre o conceito de alegoria, atributo presente nas fábulas; Sette (2016), discorrendo sobre a formação leitora, por meio de narrativas mitológicas, e Eliade (1963) trazendo-nos o conceito de mito. Para intervenção em sala de aula, serão propostos quatro momentos: coleta de dados; leitura da fábula Os Companheiros de Ulisses; discussão sobre o texto lido a fim de propor práticas de letramento literário, e, por fim, o quarto momento em que a turma será desafiada a correlacionar com a narrativa apresentada os acontecimentos contemporâneos, cuja motivação se dá no protótipo de comportamento humano ali exibido.
Externo ao Programa - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI