PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO HENRIQUE LIMA BARROSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO HENRIQUE LIMA BARROSO
DATA: 30/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DE CRÔNICAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da literatura. Sequência Básica. Crônica.
PÁGINAS: 60
RESUMO: O ensino da literatura no Ensino Fundamental Anos Finais é um desafio para os professores, uma vez que a ênfase em sala de aula tem sido dada ao ensino de língua portuguesa (produção textual e análise linguística). Além disso, quando o texto literário é abordado em sala de aula, o professor tende a explorar a obra literária a partir de fragmentos, dando preferência às práticas de ensino que privilegiam aspectos da língua. Outrossim, para potencializar a problemática, vive-se em uma sociedade informatizada em que a preferência pela leitura literária compete com outras atividades que entretém o educando, já que, quando chega em casa, o livro raramente é a melhor opção para o deleite e, sim, jogos, séries ou redes sociais. Neste contexto, esse estudo visa propiciar a recepção crítica, reflexiva e também prazerosa da crônica literária para os alunos do 7º ano em uma escola pública em Conde, na Paraíba. Dessa maneira, esse projeto apresentará uma reflexão sobre o ensino da literatura em sala de aula e sobre o valor estético do gênero crônica que será embasada em estudos de Cândido (2011), Sá (1997) e Moisés (2012), bem como irá abordar a sequência básica de leitura, proposta por Cosson (2021), que norteia o ensino da literatura na educação básica e, por fim, irá discutir a noção temas caracterizadores (Zilberman, 2005), relacionando-os com a aula de literatura para entender quais são as contribuições que essa ideia pode gerar na prática pedagógica do professor. Essa pesquisa tem respaldo em documentos norteadores e oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que pressupõem a formação do aluno leitor e a sala de aula como um espaço possível para construção da relação entre o educando e a obra literária. A proposta em andamento é caracterizada como uma pesquisa-ação intervencionista e de natureza qualitativa. Assim, espera-se que o projeto proposto contribua para a formação leitora dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Externo ao Programa - 1281549 - JOSE VERANILDO LOPES DA COSTA JUNIOR