PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA ARAÚJO BARBOSA DE PONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA ARAÚJO BARBOSA DE PONTES
DATA: 30/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/brd-houv-dxv
TÍTULO: A (RE)ESCRITA DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Escrita. Reescrita. Gênero Autobiografia.
RESUMO: A produção escrita de gêneros nas aulas de Língua Portuguesa, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ainda impõe um grande desafio aos professores, apesar de toda didática e aporte teórico já construído até hoje. Tal modalidade de ensino responsabiliza-se, de acordo com os documentos oficiais nacionais, por um ensino efetivo e eficiente com o objetivo de recuperar a igualdade de aprendizagem e oportunidade. Oferecendo o acesso a um conhecimento legítimo, nas aulas de Língua Portuguesa, quanto à oralidade, leitura e escrita, àqueles estudantes, que por algum motivo, não tiveram acesso à escola em idade apropriada. Diante dessa realidade, a EJA é, definitivamente, uma modalidade que necessita de visões e práticas metodológicas diferenciadas, especialmente quando se trata de um ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, sendo essa última nosso objeto de estudo neste trabalho, a escrita. Nesse contexto, torna-se imprescindível e inadiável um trabalho voltado à escrita, para tanto acreditamos que escrever o que se viveu/vive seja um caminho para o desenvolvimento de uma escrita autônoma e efetiva, assim; explica-se a escolha do gênero autobiografia. Assim, esse projeto tem a intenção, através de uma diagnose, de trabalhar a produção textual escrita autônoma, afim tanto de aprimorá-la como também de inserir na cultura letrada o aluno jovem, adulto e idoso do IV ciclo do Ensino Fundamental, equivalente ao 8º e 9º, de uma escola pública do município de Juripiranga-PB. Tendo como objetivo principal o processo de escrita do gênero autobiografia. Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter intervencionista e de abordagem qualitativa. Como alicerce teórico para este trabalho, percorremos os caminhos traçados pela EJA, através de documentos oficiais nacionais, especialmente, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017, 2018), bem como fundamentado em Gadotti (2011) e Silva (2015). Em se tratando sobre o entendimento de gêneros, Bakhtin (2011) e Marcuschi (2005, 2008), a respeito do gênero autobiografia, Serrano (1994) e Costa (2014). No que se refere à escrita, Koch e Elias (2014, 2021); BNCC (2017, 2018). Através de uma Sequência Didática, trabalharemos a produção escrita autobiográfica, pela qual trabalharemos as análises dos dados. Acreditamos, que tal metodologia, permitirá um ensino mais efetivo, de modo que possibilitará o acompanhamento e a intervenção durante todo o processo da produção textual. Para tanto, trabalharemos com a escrita com foco, porém sem menosprezar a leitura e a oralidade tão presentes no decorrer de todo caminho metodológico a ser percorrido. Assim, consideramos, que o trabalho a ser desenvolvido na EJA possibilitará o aprimoramento da competência comunicativa dos alunos como um todo, inserindo-os aos mais diversos contextos sociais letrados.
Presidente - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO