PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOÃO EVERTON LEANDRO DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO EVERTON LEANDRO DE QUEIROZ
DATA: 28/07/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Mamanguape-PB UFPB
TÍTULO: LEITURA EM SALA DE AULA PARA ALÉM DAS PÁGINAS DO LIVRO DIDÁTICO NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Leitura. Letramento. Livro didático.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A pesquisa trata da leitura em sala de aula, com a preocupação de investigar como aprimorar a leitura dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais). Para tal, toma- se um capítulo de leitura (Capítulo1) - trabalhado no LD: Singular e Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem, para subsidiar o propósito da pesquisa. Tem como objetivo analisar as propostas de leituras oferecidas no LD: “Singular e Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem” considerando as habilidades leitoras necessárias aos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal em Sapé-PB. A proposta se justifica pela necessidade de aprimorar o nível de proficiência leitora dos alunos com e sem o uso de atividades complementares ao LD em discussão, na tentativa de entender a questão: quais as contribuições das propostas de leitura oferecidas no Livro Didático, “Singular e Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem” para o aperfeiçoamento da proficiência de leitura em Língua Portuguesa dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental? A priori, o entendimento da propositura, quer apresentar atividades complementares de leitura ao LD oferecido para escola em apreço. Para teorizar a pesquisa, tomam-se os trabalhos de Orlandi (1998), (2005), (2010),Coracini (1995), Rojo (2009), Koch e Elias (2014), Kleiman (2007), Lajolo (2010), Zilberman (2009) Pinheiro (2008; 2018), Bajour (2012). Parte de uma pesquisa-ação, de base qualitativa de cunho intervencionista com alunos que compõem as turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em aulas de Língua Portuguesa, nas quais, aplica-se a observação participante com revisão bibliográfica, análise documental, em seguida, uma atividade inicial diagnóstica e final com o Capítulo 1 extraído do livro didático, oficina de leitura e atividade final com sugestões pedagógicas para auferir o corpus que
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 2356333 - PEDRO FARIAS FRANCELINO