PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SONAYA KELLY DE SOUZA NUNES

DISCENTE: SONAYA KELLY DE SOUZA NUNES
DATA: 31/07/2023
LOCAL: UFPB - Campus IV - Unidade Mamanguape
TÍTULO: Identidade, pertencimento e relações étnico-raciais: a promoção da educação antirracista no Ensino Fundamental a partir da leitura de Carolina Maria de Jesus
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário. Educação Antirracista. Identidade. Carolina Maria de Jesus.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Após as mudanças legais provocadas pela Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003), a necessidade de uma perspectiva pedagógica que esteja voltada às relações étnico-raciais, ao combate ao racismo e à discriminação passou a fazer parte da agenda de redução das desigualdades motivada pelo reconhecimento do sujeito em sua singularidade, em sua relação com o pertencimento étnico-racial e formação de cidadãos conscientes de sua historicidade e cidadania. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é promover práticas de leitura literária que contribuam para o desenvolvimento de uma educação antirracista e para a desconstrução do racismo estrutural, a partir da leitura de Onde estaes felicidade e Favela, de Carolina Maria de Jesus. Os relatos que constituem a produção literária de Carolina Maria de Jesus trazem questões pertinentes ao contexto social brasileiro em pontos sensíveis e balizadores da formação da cidadania. As inquietações de sua narrativa de autoficção retratam as condições do povo negro e periférico do país que possui a maior população negra fora de África. Seus relatos são fontes que permitem a historização dos impactos do racismo estrutural presente na sociedade brasileira e as consequências de uma abolição tardia é elemento estruturante para a proposta pedagógica de formação leitora que ancora esta pesquisa. Como aporte teórico para o estudo sobre práticas de leitura, a pesquisa fundamenta-se em Soares (2002), Lajolo (2001), Bamberger (2002); para subsidiar as discussões do conceito de identidade, pertencimento e racismo, partirmos Nascimento (2016), Hall (2006), Bhabha (2009), Almeida (2020) e Ribeiro (2020); e sobre a proposta de letramento literário, destacamos Cosson (2009), Melo (2014). A natureza da investigação é qualitativa, interventiva e propositiva. Seguindo os procedimentos da pesquisa-ação, utilizou-se como ferramentas de geração de dados a aplicação de questionários, rodas de conversa, oficinas de leitura e arte. Os resultados da pesquisa apontam que a prática de leitura de textos produzidos pela escritora negra Carolina de Jesus, quando devidamente mediada pelo docente em oficinas cujos recortes temáticos estão direcionados para um letramento literário e racial, contribuiu fundamentalmente para sensibilizar os alunos e oportunizar o debate sobre as condições do povo negro no Brasil, provocando-os a refletir, ressignificar e fortalecer seu pertencimento identitário. Para além desses resultados, o plano de ação desenvolvido resultou em um conjunto de atividades que possibilitam a mediação e formação leitora com fins a uma educação antirracista nos anos finais do ensino fundamental.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES