PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ADENAILDE MARIA SOARES DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADENAILDE MARIA SOARES DE ALBUQUERQUE
DATA: 31/07/2023
HORA: 00:00
LOCAL: https://meet.google.com/daa-yzrm-jge
TÍTULO: AQUISIÇÃO DE UMA ESCRITA AUTÔNOMA E SIGNIFICATIVA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A LINHA DA APRENDIZAGEM E O COPISMO
PALAVRAS-CHAVES: Copismo. Leitura. Escrita. Oralidade. Letramento. Alfabetização.
PÁGINAS: 66
RESUMO: Esta pesquisa, tem como objeto de estudo as práticas de leitura, escrita e oralidade voltadas para o ensino da língua escrita alfabética como alternativa para combater o copismo, prática, pedagogicamente obsoleta que se opõe à escrita enquanto prática social. A finalidade geral da pesquisa é discorreremos sobre a linha tênue entre a aprendizagem da escrita, da leitura, da oralidade e sua relação com o copismo e com a alfabetização no contexto de letramento. O interesse em contribuir com o avanço na proficiência leitora e escritora a partir de estratégias pedagógicas socialmente situadas e a partir da Teoria dos gêneros textuais originou-se das inquietações sobre nossa prática docente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e das reflexões sobre as dificuldades que as crianças, da escola pública, enfrentam para se alfabetizar. Dessa forma, guiaremos nossa pesquisa dentro de um questionamento: quais estímulos pedagógicos, dentro do processo de aquisição da proficiência leitora e escritora, devem ser sistematizados para evitar a formação de alunos copistas e quais estratégias podem conduzir alunos que já são copistas a avançarem como leitores e escritores autônomos e competentes? Desenvolveremos uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter explicativo e intervencionista nos eixos leitura, escrita e oralidade, com alunos do quinto ano do EF, de uma escola pública da rede municipal em Santa Rita/PB. A aplicação do projeto se dará nas seguintes etapas: diagnóstico inicial, entrevista, oficinas pedagógicas a partir de gêneros instrucionais e roteiro de produção, observação participante, diagnóstico de processo/percurso para direcionar ou redirecionar as estratégias, caso necessário e diagnóstico final. Inicialmente, percorreremos as seguintes perspectivas teórico-metodológicas: a teoria da aprendizagem sociocultural de Vygotsky (1987), a psicogênese da escrita de Ferreiro e Teberosky (1999), além de Piaget, Marcuschi (2001), Soares (2020), Lener (2002), Bortoni-Ricardo (2008) e Maluf e Martins (2013). Entretanto, outras fontes poderão ser consultadas e acrescentadas, no desenvolver do projeto.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Externo ao Programa - 3212443 - ELAINE REIS LAUREANO