PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ROBSANDRA CARDOSO ABINTES

DISCENTE: ROBSANDRA CARDOSO ABINTES
DATA: 18/08/2023
LOCAL: MC 102
TÍTULO: NARRATIVAS GRECO-ROMANAS E OS CÍRCULOS DE LEITURA: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO DOS ALUNOS DO 8º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Letramento literário. Narrativas greco-romanas. Círculos de leitura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literaturas Clássicas
RESUMO: Apesar dos inúmeros esforços por parte de estudiosos e estudiosas em enfatizar o papel e a importância da literatura no ensino de Língua Portuguesa bem como outras práticas sociais em que a leitura do texto de natureza estética se faz presente, ainda há muito a fazer para tornarmos a leitura literária uma prática tão frequente quanto a escrita no Ensino Fundamental de nossas escolas. Diante desse quadro, surgiu a necessidade de estimular e intensificar a prática da leitura do texto literário na escola, por meio da leitura de mitos clássicos e da realização de círculos de leitura, que culminou nesta dissertação, intitulada “Narrativas grecoromanas e os círculos de leitura: uma proposta para o letramento literário dos alunos do 8º ano”. O objetivo geral deste trabalho é promover a leitura dos mitos greco-romanos a fim de contribuir para o letramento literário dos/as discentes através dos círculos de leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho intervencionista, por meio de pesquisa-ação, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, da observação participante, da roda de conversa, da aplicação de questionários e de oficinas temáticas como procedimentos de geração de dados, tendo como participantes alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental. O presente estudo foi estruturado da seguinte forma: corpus do trabalho: Pouzadoux (2001), de cuja obra utilizamos 2 narrativas; conceitos e concepções de mito: Eliade (2013), Armstrong (2005), Campbell (1990); leitura literária: Candido (2004), Cosson (2020, 2021a), Zilberman e Rösing (2009) e círculos de leitura: Cosson (2021b) e (2014). A análise dos dados foi realizada através do método da Análise de Conteúdo baseado em Minayo (2009) e Franco (2007). A partir dos procedimentos/instrumentos de geração de dados utilizados na pesquisa, obtivemos material suficiente que nos permitiu fomentar os estudos sobre letramento literário, além de estimular e aprimorar sua prática através da leitura das narrativas míticas por meio dos círculos de leitura.
Presidente - 1939016 - MICHELLE BIANCA SANTOS DANTAS
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES