PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSE CLOVIS DOS SANTOS

DISCENTE: JOSE CLOVIS DOS SANTOS
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Sala MA 106 CCAE UFPB
TÍTULO: LITERATURA DE CORDEL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES EM TURMAS DE 8º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Cordel. Literatura e ensino. Formação de Leitores.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: Diante da problemática do ensino de Linguagem na educação básica (anos finais) e das dificuldades do professor dessa disciplina frente às limitações do livro didático diz respeito ao ensino de literatura a partir da fragmentação de abras literárias (centralidade do ensino na gramática tradicional descontextualizada) e do fraco desempenho dos alunos na aula de literatura, a presente pesquisas se situa no campo das investigações sobre formação do leitor através da literatura de cordel, tendo como objetivo promover a formação de leitores em turmas de 8ºano do ensino fundamental por meio do letramento literário a partir do cordel paraibano, de Leandro Gomes de Barros. Quanto à metodologia, optamos pela pesquisa-ação, sendo seus dados coletados por meio de questionários aplicados com os alunos participantes da pesquisa e da observação participante afim de identificar como esses sujeitos lidam com o texto literário na aula de literatura. Para este fim, alicerçamos nosso trabalho nas contribuições de: Bakthin (2011) e Marcuschi (2008), sobre Noções de gêneros; Perrone (2006),Cândido (2004),Santos (2016), Maia (2007) e a BNCC (2018), sobre Literatura e ensino; Pinheiro (2004), Marinho e Pinheiro (2012), Yala (1995), Negreiros (2016) e Bagno (1999), sobre o Cordel, Cultura popular e Preconceito linguístico, Bragatto e Lajolo (1995), Foucambert e Martins (1994),Silva (2006) e os PCN (1998), sobre Leitura e formação de leitores; Kleiman (1995), Soares e Freire (2002) e a BNCC (2018), sobre Letramento; Cosson (2021), Antonio Candido (2014) e Zappone (2008), sobre Letramento literário, dentre outros estudiosos do tema citados no corpus da pesquisa. Quanto à vertente metodológica, trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, de caráter explicativo e intervencionista, vez que sugere uma intervenção didático-pedagógica na sala de aula, com o objetivo de proporcionar aos discentes um novo olhar sobre o ensino de literatura a partir do cordel. Para este fim e como forma de comprovar ou refutar sucesso do método pensado, optamos pelo cordel História de Juvenal e o Dragão, a partir do qual elaboramos uma sequência básica de leitura com base na sugestão de Rildo Cosson (2021), com foco no letramento literário para ser aplicada com alunos do 8º ano da EMEF e Eja Dr. Flávio Maroja Filho, na cidade de Santa Rita -PB. Os entrevistados foram submetidos a entrevistas através de dois questionários semiestruturados, os quais foram posteriormente analisados sobre critérios qualitativos. Quanto ao método de análise, adotamos o método proposto por Bardin (1977), o qual por meio dos resultados obtidos na pesquisa, nos ajudou a compreender e a entender melhor a realidade pesquisada. Assim sendo, e elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica regulada em uma análise qualitativa dos principais conceitos relacionadas ao objeto de estudo, constatamos que a presente pesquisa pode, através da Literatura de Cordel, promover a formação de leitores por meio do letramento literário.
Presidente - 1757884 - SAVIO ROBERTO FONSECA DE FREITAS
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS