PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: IZABELLY LAURA SILVA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELLY LAURA SILVA DE SOUZA
DATA: 29/02/2024
HORA: 15:30
LOCAL: A 103
TÍTULO: OS COMPANHEIROS DE ULISSES, DE LA FONTAINE, E A ODISSEIA, DE HOMERO: UMA RELEITURA COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA TURMA DO 8º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ensino. Letramento literário. Mitologia. Odisseia. Fábula.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literaturas Clássicas
RESUMO: Durante as aulas de Literatura, no 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola localizada no município de Gurinhém-PB, percebeu-se uma necessidade de motivar a turma acerca dos textos de mitologia clássica, que são, como sabemos, parte importante da formação histórico-cultural da humanidade ocidental. Em face disso, este trabalho possui como finalidade oferecer-lhes o letramento literário, a partir da Odisseia, de Homero, em sua versão adaptada por Frederico Lourenço, e da fábula em versos Os Companheiros de Ulisses, de La Fontaine, escrita no século XVIII, destinada ao público jovem. Desta maneira, constitui-se um projeto de intervenção escolar, com uma abordagem qualitativa, configurando-se em uma pesquisa-ação. As ações interventivas serão executadas por meio do círculo de leitura proposto por Cosson (2014). Compõem a fundamentação teórica deste trabalho Kleiman (2005), Cosson (2006) e Soares (1999) para tratar de letramento literário. Portella (1983) e Bagno (2006) para dissertar sobre gênero discursivo e sobre a fábula. Para reforçar a importância da Literatura na formação humana, dialogaremos com as ideias de Cândido (1967). A partir de Colomer (2017), Dantas (2013) e BNCC (2018), teremos o respaldo para uma abordagem da relação entre mitologia clássica e ensino. Ainda compõe a nossa fundamentação, Calvino (1981), que nos traz a essência e a importância da Literatura clássica, Hansen (2006) para explicar-nos sobre o conceito de alegoria (atributo presente nas fábulas), Gregorin Filho (2011), discorrendo sobre a formação com narrativas mitológicas, Eliade (1963) e Grimmal (2013), trazendo-nos o conceito de mito. Para intervenção em sala de aula, serão propostos quatro momentos em nossa metodologia: coleta de dados; leitura da fábula Os Companheiros de Ulisses e do livro III da adaptação da Odisseia, por meio do círculo de leitura estruturado proposto por Cosson; discussão sobre o texto lido, a fim de propor práticas de letramento literário, e, por fim, o quarto momento em que a turma será desafiada a produzir uma releitura das obras estudadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1939016 - MICHELLE BIANCA SANTOS DANTAS
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS