PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUCIANA SILVA PIMENTEL

DISCENTE: LUCIANA SILVA PIMENTEL
DATA: 16/02/2024
LOCAL: CCAE - Mamanguape/PB
TÍTULO: PROJETO DE LETRAMENTO A FAVOR DO EMPODERAMENTO FEMININO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Estudos do Letramento. Projeto de Letramento. Empoderamento Feminino. Ensino de língua portuguesa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Educar para a emancipação, para a autonomia cidadã já se constitui como uma máxima na educação brasileira desde o século XX. Por isso, a emergência de inserirmos na escola temas que contribuam à formação de uma sociedade mais justa, igual e livre de qualquer preconceito. O nosso objetivo geral é desenvolver um projeto de letramento sobre a emergência do empoderamento feminino, por meio do desenvolvimento das práticas de linguagem dos/as estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Este estudo configura-se como uma pesquisa-ação intervencionista, de abordagem qualitativa e caráter interpretativista, utilizando métodos etnográficos em sala de aula e vinculado à Linguística Aplicada (LA). O lócus da pesquisa foi uma escola pública da rede municipal de Jacaraú-PB, e os participantes foram 21 estudantes do 9º ano (10 do sexo masculino e 11 do sexo feminino), com idades entre 14 e 18 anos. A principal ancoragem teórico-metodológica, nesta pesquisa, são os Estudos do Letramento, postulados por Street (2014); Kleimam (1995); Soares (1998, 2010); Rojo (2004); no tocante aos projetos de letramento, Kleiman (2000; 2007); Tinoco (2010); Oliveira, Tinoco, Santos (2011). Somado o arcabouço teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso enfatizando os trabalhos sobre o sujeito ideológico de Pêcheux (2009); Orlandi (2020); as relações de discurso e poder, as dimensões sociedade-cognição-discurso para análise da reprodução discursiva e transformação social postas por van Dijk (2020, 2022); discurso e mudança social por Fairclouch (2019). Acrescida a perspectiva sociointeracionista e dialógica da língua com base em Bakhtin (2003); Antunes ([2003] 2021); Koch & Elias ([2009] 2022). E sobre a temática geradora do projeto de letramento, os apontamentos acerca da Teoria do Empoderamento de Batliwala (1997), Sardenberg (2006), Berth (2019); a condição feminina posta por Bourdieu (1998); a história e o apagamento da mulher na história apresentada por Perrot (2006), Heilborn (2013), Piscitelli (2002); Lerner (2019); análise da condição feminina em várias dimensões e formação do ser mulher ( Beauvoir, 2019); o Feminismo por bell hooks (2022). A implementação do projeto de letramento emerge de uma problemática local, projetando práticas de linguagem que refletem contextos autênticos e reais. Oficinas de letramento foram empregadas como ferramenta eficaz para engajar os/as alunos/as, proporcionando um ambiente propício para diálogo e reflexão colaborativa. Cada oficina, guiada por uma temática e um gênero discursivo específico, permitiu a partilha colaborativa de letramentos, onde a prática social foi central. Ao abordar as temáticas da educação emancipatória feminina, buscamos não apenas aprimorar as habilidades linguísticas dos/as estudantes, mas também catalisar reflexões críticas sobre os papéis de gênero e a necessidade de transformação social. Dessa forma, concluímos que: a discussão das bases teóricas e metodológicas dos Estudos do Letramento e as práticas de empoderamento feminino proporcionou um alicerce sólido para o desdobramento das etapas do projeto; o diálogo com conceitos e práticas acerca do empoderamento feminino promoveu análises críticas e reflexivas acerca da compreensão aprofundada das causas das desigualdades entre os sexos; a integração dessas temáticas voltadas à emancipação feminina nas oficinas de letramento, além de propiciarem a reflexão crítica e a conscientização sobre questões de gênero, proporcionaram um ambiente voltado à autonomia e à colaboração dos/as estudantes; a realização de um projeto de letramento com oficinas modulares a respeito do empoderamento feminino provocou deslocamentos significativos com o grupo participante deste trabalho; a elaboração do caderno pedagógico destinado à professores/as não apenas documenta as práticas pedagógicas, mas também serve como um recurso valioso para futuras iniciativas educacionais.
Presidente - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA