PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOELMARA DUARTE DE SANTANA LIMA

DISCENTE: JOELMARA DUARTE DE SANTANA LIMA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: UFPB- Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: LUDICIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDOS E PROPOSIÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Aulas de Língua Portuguesa. Ludicidade. Ensino Fundamental.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A aula de Língua Portuguesa como projeto colaborativo, que desperte no/a estudante interesse e curiosidade por sua língua materna de modo a engajá-lo/la no processo de ensino e aprendizagem, tem se tornado um enorme desafio na rotina de muitos/as professores/as. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender de que maneira a ludicidade pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem em aulas de Língua Portuguesa no 6º ano do Ensino Fundamental. Baseada em três eixos teóricos: ludicidade, contribuições da ludicidade para a aprendizagem e a organização do trabalho pedagógico do/a professor/a na aula de Língua Portuguesa. De abordagem qualitativa, fundamentada nos pressupostos teóricos de Bortoni-Ricardo (2008), Richardson (2017), Thiollent (1992) e Paiva (2019), o trabalho de campo teve caráter exploratório e intervencionista, estabelecendo-se uma pesquisa-ação, em uma turma do 6°ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, no município de João Pessoa-PB. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos através da observação participante, do questionário de pesquisa (inicial e final), das rodas de conversa e das oficinas pedagógicas. A revisão bibliográfica que contribui com a discussão sobre a aula de Língua Portuguesa parte da reflexão e abordagem de autores como Antunes (2003; 2014), Geraldi (2011; 2015), Marchuschi (2004), Pilati (2017; 2023) e Veiga (2008). Para subsidiar as reflexões sobre a contribuição da ludicidade no desenvolvimento pleno do indivíduo, recorremos a Huizinga (2019), Kishimoto (2011; 2019), Luckesi (1998; 2000; 2014; 2022), Rau (2012) e Almeida (2013). Conforme depreendido a partir da atividade diagnóstica inicial, e com base na análise dos núcleos de significação, foi verificado que a concepção de um modelo tradicional de aula sobre o ensino de Língua Portuguesa inerente às falas dos/das estudantes acabou sendo naturalizada no cotidiano escolar. O resultado da pesquisa oportunizou a viabilização de práticas pedagógicas que problematizaram e ampliaram a criticidade acerca das atividades lúdicas como um recurso mobilizador e de engajamento no processo de ensino e aprendizagem. As atividades realizadas na turma do 6º ano deram origem a um caderno pedagógico: LUDICIDADE como possibilidade de ressignificação para o ensino em Língua Portuguesa - como proposta para subsidiar ações pedagógicas voltadas para as aulas de Português do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais por meio da Ludicidade. Portanto, a aula de Língua Portuguesa baseada na hegemonia da aula expositiva e disseminada como modelo entre seriedade e brincadeira, recai sobre a historicidade dos sujeitos, não obstante durante o desenvolvimento da pesquisa, de modo peculiar na realização da atividade diagnóstica final, processos de ruptura e mudança no que se refere as falas e comportamentos dos/das estudantes acerca do reconhecimento do brincar e do jogar como atividade séria e significativa foram observadas tal e qual a contribuição do lúdico para desenvolvimento de habilidades relacionadas a Língua Portuguesa (produção de textos, leitura/escuta, oralidade e análise linguística/semiótica) e de habilidades sensorial, motora, simbólica e cultural.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU