PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: VANESSA ARAÚJO BARBOSA DE PONTES

DISCENTE: VANESSA ARAÚJO BARBOSA DE PONTES
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Mamanguape-Pb - Sala MC 102
TÍTULO: A (RE)ESCRITA DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: EJA. Escrita. Reescrita. Gênero Autobiografia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A produção escrita de gêneros nas aulas de Língua Portuguesa, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ainda impõe um grande desafio aos professores, apesar de toda a didática e todo o aporte teórico já construído até hoje. Tal modalidade de ensino, de acordo com os documentos oficiais nacionais, tem como objetivo dar oportunidade de aprendizagem àqueles sujeitos que ficaram à margem da escolarização. No caso da língua portuguesa, oferecer acesso a um conhecimento legítimo quanto à oralidade, leitura e escrita àqueles estudantes jovens e adultos que, por algum motivo, não frequentaram a escola em idade apropriada. Diante dessa realidade, a EJA é uma modalidade que necessita de visões e práticas metodológicas diferenciadas, especialmente quando se trata do ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Pensando nisso, escolhemos trabalhar com o gênero textual autobiografia, por acreditarmos que escrever o que se viveu/vive seja um caminho para o desenvolvimento de uma escrita autônoma e efetiva. Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de escrita do gênero autobiografia por alunos da EJA, IV ciclo do Ensino Fundamental, a partir de uma proposta interventiva em sala de aula. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter intervencionista e de abordagem qualitativa. O processo de constituição dos dados deu-se por meio do desenvolvimento e da aplicação de uma sequência didática para ensinar a produção escrita do gênero autobiografia, em uma turma da EJA de uma escola pública do município de Juripiranga-PB. A fundamentação teórica baseia-se nos documentos oficiais, principalmente, LDB (Brasil, 1996) e BNCC (Brasil, 2018); em autores da educação, Gadotti (2011) e Silva (2015), e da Linguística, Bakhtin (2011), Marcuschi (2005, 2008), Antunes (2010), Serrano (1994), Costa (2014), Koch e Elias (2014; 2021). Os resultados do trabalho desenvolvido indicam, entre outros pontos, avanços que favoreceram o desenvolvimento da habilidade de escrita do gênero autobiografia, por meio da sequência didática, principalmente no que diz respeito aos aspectos globais do texto. Por fim, a pesquisa traz como produto um compilado de textos autobiográficos, produzidos pelos alunos participantes desta pesquisa.
Presidente - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO