PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDOLFO SANTOS RAMALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDOLFO SANTOS RAMALHO
DATA: 30/03/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade Federal da Paraiba- UFPB/Centro de Ciencias Aplicadas e Educacao- CCAE- Campus IV
TÍTULO: O Processo de escrita da carta por alunos da educacao de jovens e adultos: possibilidades e limites.
PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Genero textual. Carta. Educacao de jovens e adultos.
PÁGINAS: 59
RESUMO: Este estudo trata do processo de escrita da carta por alunos da Educacao de Jovens e Adultos buscando identificar as possibilidades e limites. Apresenta como objetivo geral compreender como o professor de Lingua Portuguesa na organizacao do trabalho pedagogico fazendo uso de generos textuais (em especial Carta), podera contribuir para melhorar o processo de escrita na Educacao de jovens e adultos – EJA. Sao objetivos especificos desse estudo: identificar e analisar as principais dificuldades apresentadas por alguns alunos em produzir textos; analisar por meio da producao textual usando a carta na educacao de jovens e adultos o que fica evidente nas producoes desses alunos; conhecer os principais aspectos exitosos e dificultosos ao trabalhar o genero textual carta com alunos da educacao de jovens e adultos. As referencias teoricas se constituem a partir de tres eixos: a Educacao de Jovens e Adultos, os Generos Textuais e a Carta fundamentando em autores e autoras como: Antunes (2009), Arroyo (2011), Bakhtin (2000; 2011), Cavalcante (2013), Creswell (2007), Demo (2008) Ferraro (2009), Freire (1993), Ludke (1986), Marcuschi (2002; 2008; 2010), Oliveira (2014), Paiva (2015), Schneuwly (1994), Vieira (2009) e tambem em documentos como: nas orientacoes dos PCN’s LP, (1997/98), Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional 9.394/96. Serao interlocutores da pesquisa estudantes da Educacao de Jovens e Adultos, segundo segmento, pertencentes a uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do municipio de Mamanguape- PB, a qual leciono. No aspecto metodologico a pesquisa esta estruturada na abordagem qualitativa, por meio de um trabalho de campo na pesquisa participante, fazendo uso de instrumentos ou procedimentos de coleta de dados como: a observacao participante, a roda de conversa, a analise documental e o questionario. A analise de dados se dara por meio da analise de discurso. Espero conforme cronograma previsto apresentar o relatorio da pesquisa (Dissertacao) em dezembro do corrente ano.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo à Instituição - ONIREVES MONTEIRO DE CASTRO