PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LIDYANE CRISTINA GALDINO LEAL

DISCENTE: LIDYANE CRISTINA GALDINO LEAL
DATA: 26/04/2024
LOCAL: Banca Híbrida - https://meet.google.com/otd-thxd-mkm
TÍTULO: PALAVRAS DE ENCANTAMENTO: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM A POESIA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Poesia. Letramento Literário. Leituras de poemas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal aproximar os alunos do texto poético, no intuito de contribuir para a formação de leitores de poemas interessados na fruição, atentos às especificidades do gênero e tendo em vista a promoção do letramento literário, tendo como orientação metodológica a pesquisa-ação intervencionista de caráter qualitativo, por meio de oficinas temáticas e da análise de poemas em uma turma de 7º ano de uma escola de Ensino Fundamental. Nessas oficinas, propiciaram-se vivências que possibilitaram o contato com textos do livro Palavras de encantamento, disponível no acervo da biblioteca escolar, uma antologia que integrou o “Literatura em minha casa”, ação vinculada ao “Programa Nacional Biblioteca da Escola” (PNBE), que foi atualizado e atualmente atende de forma universal e gratuita todas as escolas públicas de educação básica cadastradas no Censo Escolar. Em termos teóricos, nosso trabalho se pauta em estudos de Martins (2012), Cosson (2014), Souza e Feba (2011), Cunha (2012), Gebara (2012), Sorrenti (2009), Pinheiro (2018), Ribeiro Neto (2011), Enes Filho (2018), entre outros. Através das atividades realizadas no decorrer desta pesquisa, espera-se contribuir para a apreciação do texto poético, enfatizando-se o seu caráter lúdico e humanizador, bem como as especificidades da sua linguagem, por intermédio da observação de elementos como o ritmo, a imagem e o uso de figuras de estilo e linguagem.
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA