PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: TALITA ALVES DE SOUZA RIBEIRO

DISCENTE: TALITA ALVES DE SOUZA RIBEIRO
DATA: 17/04/2024
LOCAL: UFPB - Campus IV - Unidade Mamanguape
TÍTULO: A coesão referencial: uma proposta didática aplicada ao 7º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa. Escrita. Coesão Textual. Referenciação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O presente trabalho teve por finalidade discutir acerca da importância das relações coesivas para a construção de um texto escrito. Por meio de aplicações de oficinas, buscamos perceber como alunos do ensino fundamental, 7º ano, utilizavam estratégias de referenciação na produção de textos, para assim, pensarmos em atividades que, por ventura, pudessem dirimir os maiores problemas observados. Dessa forma, ancorados em Antunes (2003), Marcuschi (2002), Geraldi (2003), Soares (1998), os PCN de Língua Portuguesa (1996), a BNCC (2018), entre outros textos, discutimos sobre o ensino de escrita de gêneros diversos; e recorremos a Antunes (2010, 2005), Fávero (2002, 2006), Koch (1994, 2000), Cavalcante (2017, 2022), entre outros autores, para pensarmos sobre as estratégias de coesão textual, em especial, os processos de referenciação importantes para a composição de textos. Quanto aos procedimentos, utilizamos pesquisa bibliográfica, pois consultamos textos que embasaram nossas reflexões teóricas e documentos orientadores do ensino de língua, e pesquisa-ação, pois nos envolvemos nas situações práticas da pesquisa, formulando estratégias de ação e refletindo coletivamente sobre elas. Compreendemos, com a expêriencia vivenciada, que o desenvolvimento da competência escrita é criado a partir de estímulos, e a forma como o professor trabalha com a escrita em sala de aula colabora e muito para se criar uma geração de produtores textuais competentes, habituada a escrever, com uma linguagem mais coerente, coesiva e adequadas às diversas situações comunicativas. Acreditamos que o procedimento didático aplicado contribuiu para a ampliação da competência leitora e escrita dos alunos envolvidos no processo, colaborando, assim, para sua formação escolar e cidadã.
Presidente - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA