PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: ALINE TEXEIRA CAVALCANTI SETTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE TEXEIRA CAVALCANTI SETTE
DATA: 23/11/2016
HORA: 09:00
LOCAL: campus IV - Mamanguape
TÍTULO: A Formação de leitores por meio das narrativas mitológicas greco-romanas.
PALAVRAS-CHAVES: Leitor, mitologia, literatura, ensino.
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária
RESUMO: A leitura e essencial para formacao de um ser autonomo, pois viabiliza ao sujeito a possibilidade de exercer plenamente sua cidadania. Assim, cabe a escola a funcao de tornar o individuo capaz de ler proficientemente, como tambem de agucar no aluno o prazer e o interesse pelo mundo da leitura. Acreditamos que o texto literario reune todos os atributos necessarios para que se obtenha exito em tais tarefas. Ele e capaz de encantar o leitor e, sem duvida, contribuir para sua formacao. Considerando a importancia da leitura, com foco no objeto literario, apresentamos nesta pesquisa, de natureza aplicada e carater intervencionista, uma proposta de trabalho com o genero mito, em especifico, a mitologia Greco-romana. Para tanto, utilizaremos o livro Historias greco-romanas, recontadas por Ana Maria Machado. As narrativas mitologicas greco-romanas possuem grande relevancia cultural em todo mundo, ate hoje sao tematica recorrente nas mais diversas areas de pesquisa e exercem notavel fascinio sobre o publico, sobretudo o jovem. Presentes em diferentes linguagens, elas sao atemporais e fornecem subsidios para compreensao do mundo, da mente e das relacoes humanas. O principal objetivo desse trabalho e propor a literatura como forma de despertar o gosto e o habito pela leitura e, como consequencia disso, ampliar a competencia leitora dos alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola publica situada em Recife-PE. Para viabilizar a proposta, foi desenvolvido um projeto de intervencao que contou com a realizacao de oficinas nas quais foram formados circulos de leitura, baseados na proposta de Cosson (2014b). O suporte teorico deste trabalho se fundamentou basicamente nos estudos de Grimal (1982), Cosson (2014a/b), Colomer (2007), Gregorin Filho (2011), Machado (2011), dentre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo ao Programa - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES