PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RAIMUNDA DE SOUSA NETA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA DE SOUSA NETA
DATA: 29/11/2016
HORA: 16:00
LOCAL: PROFLETRAS/CCAE/UFPB
TÍTULO: A Escrita do Gênero Memórias: das práticas sociais ao contexto de sala de aula
PALAVRAS-CHAVES: Memórias. Produção escrita. Sequência Didática.
PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A teoria dos generos discursivos, preconizada por Mikhail Bakhtin (2015), que fundamenta os Parametros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998), os quais norteiam o ensino de Lingua Portuguesa, constitui, indiscutivelmente, uma das possiveis alternativas para minimizar a dificuldade que muitos alunos apresentam em relacao as habilidades de leitura e producao escrita, uma vez que permite ampliar o dominio discursivo do aluno, tornando-o apto a atuar efetivamente nas diversas esferas de comunicacao da sociedade em que vive. Dessa forma, o objetivo desse trabalho, que apresenta uma abordagem qualitativa, com natureza intervencionista e descritiva, constituindo-se numa pesquisa-acao, e contribuir para o aprimoramento da habilidade de producao escrita de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola publica do municipio de Joao Pessoa-PB, a partir do desenvolvimento de uma sequencia didatica com o genero discursivo Memorias, bem como contribuir para dar visibilidade as memorias de grupos sociais representativos do universo sociocultural no qual estao inseridos. O estudo partira, portanto, da concepcao de genero de Bakhtin (2015), que trata a linguagem como um modo de interacao e producao social, e de outros estudiosos que compartilham de suas ideias sobre esse tema, como Marcuschi (2008), e Noverraz e Schneuwly (2004); da proposta sequencia didatica de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); e dos estudos sobre Memorias de Eclea Bosi (1988), Jacques Le Goff (1990) e Halbwachs (1990), entre outros. A analise dos resultados nos mostra que a intervencao realizada atraves da sequencia didatica proposta possibilita nao apenas instrumentalizar o aluno para melhorar a escrita do genero Memorias, como tambem o faz conhecer e resgatar valores socioculturais de suas comunidades, atraves das lembrancas rememoradas por pessoas de seu convivio familiar, o que contribui, segundo Le Goff (1990), para a afirmacao da identidade individual e coletiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ