PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: GILIANNE VICENTE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILIANNE VICENTE DOS SANTOS
DATA: 28/11/2016
HORA: 09:00
LOCAL: CCAE-UFPB
TÍTULO: O USO DO GÊNERO FÁBULA PARA O APRIMORAMENTO DA PRODUCÃO ESCRITA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Gênero Fábula. Produção Textual. Sequências Didáticas
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A problematica que envolve a dificuldade de producao de texto por parte dos alunos vem sendo assunto recorrente nas discussoes academicas e educacionais. Esses debates vem gerando novas concepcoes que possibilitam uma associacao mais intima entre teoria e pratica, utilizando-se dos generos discursivos como arcabouco para o ensino da lingua. Com o apoio de uma sequencia didatica, o trabalho com o genero fornece subsidios para o aprimoramento das aptidoes linguisticas do falante. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa e colaborar para a melhoria da competencia escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental utilizando-se de uma sequencia didatica com o genero discursivo fabula. Para tanto, foram utilizadas como suporte teorico as contribuicoes de Bakhtin (2003), Marcuschi (2001), Koch (2002; 2004; 2006), Cavalcante (2013), no tocante ao genero, Travaglia (1997), Geraldi (1997) no que tange a linguagem, por Dolz (2004), Noverraz (2004) e Schneuwly (2004), no que diz respeito a sequencia didatica. Tambem serviram de respaldo para esta intervencao as orientacoes dos documentos oficiais nacionais para a educacao, a exemplo dos PCN (1997-1998). Este trabalho foi aplicado em uma escola publica do municipio de Curral de Cima – PB, em uma turma de sexto ano do ensino fundamental, a um publico de aproximadamente quinze alunos. Metodologicamente, essa pesquisa se utilizou da propria producao escrita discente como suporte para sua analise. Os alunos produziram um primeiro texto que serviu de base para o diagnostico das suas principais dificuldades de escrita, para que a partir dai fossem elaboradas atividades interventivas que buscaram ameniza-las. Em uma ultima producao, por meio da reescrita do primeiro texto feito pelos alunos, foi possivel constatar um avanco significativo acerca da escrita deles. Com essa acao, foi permitido reconhecer como o genero discursivo fabula, dentro da proposta da sequencia didatica, pode auxiliar no desenvolvimento da producao escrita discente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO MARTINS