PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: EDENIA CESARINA DE BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDENIA CESARINA DE BRITO
DATA: 25/11/2016
HORA: 16:00
LOCAL: PROFLETRAS/CCAE/UFPB
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NA EJA: uma proposta de intervenção a partir de procedimentos que possibilitem a compreensão leitora
PALAVRAS-CHAVES: A Educação de Jovens e Adultos. Competência leitora. Matriz de Referência da Prova Brasil.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Esta dissertacao tem como objetivo principal verificar e ampliar as competencias leitoras dos alunos da Educacao de Jovens e Adultos do ciclo IV de uma Escola Municipal de Joao Pessoa-PB. Tal verificacao foi a partir dos descritores do primeiro topico pressuposto na Matriz de Referencia da Prova Brasil para os ciclos finais do Ensino Fundamental. Como aporte teorico nos pautamos por Kleiman (2013, 2005), Mollica & Leal (2009), Soares (2001), Koch & Elias (2014), Leffa (1999), Sole (1998), Cavalcante (2014), Antunes (2009) entre outros, alem das concepcoes metodologicas de Bortoni-Ricardo (2008) e Thiollent (2011), e para tratarmos da metodologia a nossa referencia principal foi Thiollent, (2011). A Educacao de Jovens e Adultos (EJA) contempla o segmento da populacao que por motivos diversos nao teve acesso a escola na modalidade regular e/ou na idade adequada. Por isso a importancia de se otimizar o tempo para este publico, alem de lhe possibilitar competencias e habilidades adequadas para usufruir plenamente de sua cidadania numa sociedade eminentemente letrada, como bem pressupoem os documentos oficiais que regem a Educacao no Brasil. Partindo desse principio, evidenciamos a pratica da leitura como uma estrategia necessaria e imprescindivel para o sucesso dos alunos dessa modalidade de ensino. Para este fim, partirmos de um diagnostico a partir do qual identificamos as fragilidades leitoras destes alunos envolvidos na pesquisa e intervimos com atividades objetivando resolucionar tais fragilidades no sentido de letra-los em relacao a tais competencias. Dessa forma, a pesquisa foi caracterizada como um estudo descritivo e exploratorio, segundo os objetivos, elaborados a partir de materiais publicados sobre a tematica em estudo. Por seu carater flexivel, propositivo e interventivo, foi tambem caracterizada como uma pesquisa-acao. Como resultados evidenciamos que os alunos apresentaram grandes dificuldades em relacao a leitura reflexiva, a analise do questionario mostrou que a maioria entende a leitura apenas como o ato de decodificar, ou seja, a leitura automatica. Isso certamente esta relacionado ao fato de que esses alunos tem pouco tempo para se dedicar aos estudos, dessa forma, parte desses individuos nao possuem o habito da leitura. Entretanto, mesmo que os nossos anseios de ampliar as competencias leitoras nao tenham sido integralmente conquistados, percebemos o efeito positivo em relacao a todos os descritores, e podemos afirmar que as intervencoes promoveram avancos na capacidade de leitura dos alunos. Destarte, os resultados obtidos permitem-nos afirmar que a leitura na EJA e viavel, mesmo que por situacoes diversas, seja muito dificil de trabalhar. Por conseguinte, e possivel, afirmar que o procedimento didatico-pedagogico que adotamos para as intervencoes contribuiu para desenvolver a competencia leitora dos alunos referente ao primeiro topico constante na Matriz de Referencia da Prova Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU