PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSA SEVERINA DE SOUZA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSA SEVERINA DE SOUZA OLIVEIRA
DATA: 31/03/2017
LOCAL: CCAE
TÍTULO: PRODUÇÃO TEXTUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: a construção de sentidos no processo de ensino-aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Anúncio Publicitário. Estratégias argumentativas. Sequência didática. Ensino.
RESUMO: Argumentar é uma necessidade do indivíduo que, como ser racional e social, em diversas situações tenta influenciar ou mudar o comportamento do outro. Assim a proposta deste trabalho está voltada para a produção textual do gênero anúncio publicitário, texto multimodal, propício para o aparecimento de diferentes estratégias argumentativas, em razão de sua função social: vender bens ou serviços, divulgar valores, crenças ou ideologias, visando sempre o convencimento ou a persuasão. Tal gênero textual/discursivo é encontrado nos livros didáticos, mas sua utilização, quase sempre, se restringe à apresentação de assuntos gramaticais, daí a necessidade de um trabalho pedagógico mais voltado para a leitura e a escrita dos anúncios, considerando seus aspectos semântico-discursivos. Para tal, aportamo-nos em teóricos como Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Koch (2014) e Gonazáles (2003), principalmente no que se refere à concepção de gênero, e Dolz, Schneuwly & Noverraz (2011), no que concerne ao procedimento da sequência didática. Este trabalho será desenvolvido com uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada na zona sul de João Pessoa, com o objetivo de desenvolver a competência linguística dos alunos para se tornarem produtores competentes do gênero anúncio, capazes ainda de empregar estratégias argumentativas eficazes e adequadas ao gênero e à situação de produção. A presente pesquisa, de natureza aplicada e caráter intervencionista, terá como corpus de investigação a primeira e última versão dos textos produzidos pelos alunos. As atividades de intervenção serão planejadas a partir da identificação dos problemas na primeira versão, considerando, entre outros aspectos, o contexto social, as necessidades de adequação ao provável interlocutor e os elementos caracterizadores do gênero, com o propósito de aprimorar a capacidade de escrita dos alunos envolvidos na pesquisa, na produção final. Nesse sentido, a investigação se caracteriza como pesquisa-ação, visto que serão aliadas teoria e prática para conduzir à reflexão-ação-reflexão e consequentemente à transformação.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES