PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANIA CAMARA VILAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVANIA CAMARA VILAR
DATA: 31/03/2017
LOCAL: CCAE - UFPB
TÍTULO: O DIÁRIO COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO REFLEXIVA SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de leitura. Práticas de escrita. Gênero textual diário.
RESUMO: A realidade que enfrentamos em uma escola pública do município de João Pessoa-PB provocou nosso olhar para (re)pensar o “como fazer” para ressignificar o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. A reflexão que fizemos nos levou ao entendimento de que o trabalho com práticas de leitura e escrita que perpassam variados contextos de letramento podem, sim, possibilitar a formação de leitores competentes e, consequentemente, de escritores proficientes. Diante disso, elencamos como objetivo geral deste trabalho fomentar práticas de leitura e de escrita que ressignifiquem o olhar dos alunos do 9º ano de uma escola pública para a importância dessas práticas sociais que se desenvolvem não apenas na escola, mas na vida em sociedade. Esta investigação, de natureza aplicada e intervencionista, promove a formação de leitores e escritores eficientes e autônomos, dentro e fora dos domínios escolares, capazes de refletir sobre as práticas sociais de leitura e de escrita como lugar de poder e transformação, sobre si mesmos e sobre o mundo. Quanto aos procedimentos metodológicos, as seguintes etapas serão percorridas: no primeiro momento, realizaremos a aplicação de um questionário de sondagem para levantamento de dados acerca dos hábitos leitores dos alunos, bem como acerca da função das práticas leitoras e de escrita em suas vidas. No segundo momento, apresentaremos os filmes Escritores da Liberdade (2007) e Minha Querida Anne Frank (2009), seguidos de debates em sala de aula. No terceiro momento, que fornecerá a escrita diarista para o quarto momento, faremos a apresentação do gênero Diário a partir de trechos dos seguintes livros: O Diário de Anne Frank, Diário de Bitita e o Missão, salvar "crianças-bruxas": diário fotográfico de uma expedição brasileira à África Ocidental, os quais promoverão não só o conhecimento acerca das categorias constituintes do gênero, mas também da sua função social. No quarto momento, os alunos transcreverão para o caderno-diário suas reflexões, elaboradas no decorrer dos momentos anteriores, relatando suas práticas de leitura vivenciadas nas etapas anteriores, as quais pretendemos transformar em coletânea a ser publicada e/ou divulgada pelos meios impressos e eletrônicos. Finalmente, no quinto momento, concluiremos os procedimentos metodológicos com a aplicação de uma sondagem final, na qual os alunos poderão voltar a refletir sobre a função social das práticas leitoras e de escrita. Para subsidiar teoricamente a pesquisa, partiremos dos estudos sobre a noção de letramento e práticas sociais de leitura e escrita, realizados por Machado (1998), Antunes (2003), Soares (2003), bem como dos estudos sobre gêneros do discurso feitos por Bahktin (1997) e Marcushi (2010). No decorrer da pesquisa, outras fontes serão consultadas e acrescentadas ao estudo.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO