PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE FATIMA DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE FATIMA DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 29/03/2017
LOCAL: UFPB CAMPUS DE MAMANGUAPE
TÍTULO: PRODUÇÃO DE TEXTO: UMA PROPOSTA MEDIADA PELA FERRAMENTA HAGÁQUÊ
PALAVRAS-CHAVES: Letramento digital, Inclusão digital, Histórias em quadrinhos.
RESUMO: O objetivo da referida pesquisa é apresentar um modelo de construção do gênero histórias em quadrinhos, doravante, HQs, a partir do uso do software Hagáquê, através da metodologia do ensino híbrido, na qual os alunos utilizarão a ferramenta hagaquê para produção de HQs. Essa ferramenta, como objeto de aprendizagem, permite ao aluno criar histórias em quadrinhos digitais, criar cenários, sonorizar as onomatopeias, etc. Optamos por esse gênero por ser um gênero popular e aceito entre jovens, além de permitir serve de apoio ao tratamento de temas escolares de forma lúdica. Além disso, entendemos que é responsabilidade da escola contribuir para a inclusão digital de seus educandos, bem como promover o estímulo à leitura e à produção de textos. Quanto à forma de abordagem da nossa pesquisa, podemos classificá-la como bibliográfica e pesquisa-ação, por se preocupar principalmente com a compreensão e a interpretação dos dados, bem como realizar a intervenção e promover a participação dos envolvidos de forma conjunta e sistemática. Nosso público-alvo contará com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Santa Rita – PB. Para a consecução dessa pesquisa, traçamos os seguintes passos: familiarizar o gênero HQs junto aos alunos, promover uma roda de conversas para escolha de temas a serem trabalhados, apresentar a ferramenta hagáquê para que os alunos possam interagir com essa prática de produção textual mediada pela tecnologia e organizar uma culminância para divulgação e socialização dos trabalhos. Após a intervenção, esperamos obter como resultado avanços significativos e proficientes na produção de textos. Para fundamentar nosso trabalho, utilizaremos como norteadores teóricos os estudos de Bakhtin (2003); Koch e Elias (2012); Marcuschi (2008); Rojo (2013); Pierre Lévy (1993; 1998); Moran (2000); Thiollent (1996); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES