PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: LEIDE JANE DUARTE DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDE JANE DUARTE DO NASCIMENTO
DATA: 24/03/2017
HORA: 08:30
LOCAL: CCAE - UFPB
TÍTULO: O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROMOVENDO NOVAS HABILIDADES
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Competências e habilidades leitoras. Estratégias metacognitivas de leitura. Prova Brasil.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O ensino da leitura e um dos principais desafios que o docente de Lingua Portuguesa enfrenta em sala de aula, pois a dificuldade de compreensao leitora apresentada pelos alunos perpassa desde o simples ato da decodificacao dos signos, estendendo-se a interpretacao dos mais variados tipos de textos. Temos, em sala de aula, alunos que nao conseguem fazer inferencias, analogias, interpretacao de textos, e que, consequentemente, nao conseguem escrever coerentemente poucas linhas. Essa realidade e reflexo de uma educacao limitada que nao propicia condicoes para que os alunos migrem da situacao de alunos leitores passivos para ativos. Embora este fato seja aprofundado nas escolas publicas, e possivel desenvolver estrategias com a finalidade de enfrentar os dados estatisticos apresentados pela Organizacao das Nacoes Unidas (ONU), que reconhece que o Indice de Desenvolvimento da Educacao Brasileira (IDEB) ainda esta muito aquem do desejado, especialmente no tocante a leitura. Desse modo, estabelecemos como objetivo geral para esta pesquisa; propiciar o desenvolvimento da competencia leitora de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola publica estadual localizada no municipio de Cabedelo-PB, por meio de atividades pautadas no Topico I da Matriz de Referencia da Prova Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e intervencionista, que foi construida com fundamento nos estudos sobre aprendizagem de leitura desenvolvidos por Pelosi (2014), Leffa (1996) e Feltes (2008), que discorrem sobre a metacognicao da leitura, e Sole (1996), com sugestivas estrategias de leitura que podem contribuir para melhor desenvolver o processo de interpretacao e compreensao da leitura por parte do aluno. Para desenvolvermos a pesquisa, decidimos utilizar como principal instrumento de avaliacao os descritores da Prova Brasil, especificamente, os descritores relativos ao Topico I – Procedimentos de Leitura, uma vez que o referido instrumento e reconhecido e elaborado pelo MEC para mensurar o grau de competencia leitora dos alunos do Ensino Fundamental. A aplicacao de uma avaliacao de sondagem inicial resultou em um plano de intervencao que priorizou o ensino de estrategias metacognitivas de leitura acerca descritores que os alunos apresentaram maior dificuldade, quais sejam: D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressao; D4 – Inferir uma informacao implicita em um texto e D11 – Distinguir um fato da opiniao relativa a esse fato. Finalizamos o plano de acao com uma avaliacao de sondagem final para verificacao do desenvolvimento das competencias leitoras dos alunos, e constatamos que -houve um significativo avanco na aprendizagem dos alunos no que diz respeito as estrategias metacognitivas de leitura trabalhadas em sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo ao Programa - 1449521 - FRANCISCA TEREZINHA DE OLIVEIRA ALVES