PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALYSSON COSTA FEIJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSON COSTA FEIJO
DATA: 31/03/2017
HORA: 10:30
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: O Gênero textual letra de música como possibilidade de trabalho para as questões de gênero e sexualidades nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
PALAVRAS-CHAVES: Língua Portuguesa. Gênero textual. Relação de gênero. Sexualidades.
PÁGINAS: 44
RESUMO: O universo musical circunda o mundo dos jovens que muitas vezes não se dão conta da mensagem transmitida em suas letras de músicas, muito menos percebem a ideologia presente nos discursos de tais canções. Os jovens, através de seus objetos eletrônicos, trazem para as escolas suas músicas preferidas e, em alguns casos, parecem reproduzir nas várias facetas de suas vidas as atitudes narradas nestas músicas, parecendo reproduzir, inclusive, a violência de gênero e questões de sexualidades. Assim, este projeto versa sobre uma turma de 8º ano de uma escola pública do município de Pedras de Fogo-PB, com a qual trabalho como professor de Língua Portuguesa, com o objetivo de compreender como as músicas ouvidas por discentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental influenciam as relações de gênero e de sexualidades. Para isso, o projeto pretende desenvolver um trabalho de percepção das relações de gênero e sexualidades sob o ponto de vista dos/as alunos/as, por meio de leitura e interpretação das músicas por eles/elas ouvidas. E, desta forma, oferecer atividades de intervenção pedagógica aos demais colegas professores/as, com o intuito de compreender as relações de gêneros e sexualidades de docentes e, por meio deste, combater as possíveis violências de gênero. A metodologia para a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa participante. Como técnicas de geração de dados pretendo utilizar a roda de conversa; observação participante e questionário contam. Este trabalho fundamenta-se em documentos oficiais como: LDB (2015), PDE-Prova Brasil (2008), PCN: terceiro e quarto ciclos: LP e orientação sexual (1998, 1998), bem como nos estudos de Bakhtin (2011), Bauer & Gaskell (2002), Carvalho & Rabay (2015), Louro (2007), Lüdke & André (1986), Minayo (2015), Moura & Lima (2014), Pizzani; Silva; Bello & Hayashi (2012), Solé (1998), entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA