PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA MELO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA MELO DE CARVALHO
DATA: 30/05/2017
LOCAL: Campus IV da UFPB - Mamanguape/PB.
TÍTULO: GÊNERO CARTA DO LEITOR: UMA PROPOSTA DE ESCRITA DO TEXTO ARGUMENTATIVO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero discursivo. Sequência didática. Carta do Leitor.
RESUMO: Diante da dificuldade encontrada na condição de profissional atuante da Língua Portuguesa no que se refere às atividades de escrita propostas aos alunos, percebemos que a prática da produção textual é um ato mecânico, realizado em situações desprovidas de estímulo e de planejamento, fato que dificulta a apropriação dessa habilidade pelos discentes. Partindo desse pressuposto, direcionamos a pesquisa ao gênero Carta do Leitor, com vistas a possibilitar, aos alunos, o desenvolvimento de habilidades voltadas à escrita argumentativa compreendendo o uso social da carta do leitor mediada pela sequência didática. A investigação será realizada em uma escola pública municipal de tempo intergral, localizada no bairro do José Américo, no município de João Pessoa-PB, tendo, como público-alvo, alunos do 8º ano das séries finais do ensino fundamental. A nossa proposta de intervenção terá como respaldo teórico, sobretudo, Bakhtin (2011) no que diz respeito à concepção de gênero discursivo em seu aspecto dialógico interacional, o processo de escrita na perspectiva dos PCN (1998), Koch e Elias (2014) para explicitar acerca das concepções de escrita, as contribuições de Rossi (2011) para o ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos na escola, bem como do trabalho com sequência didática. Para a abordagem do gênero carta do leitor, utilizaremos os pressupostos teóricos de Antunes (2003), Koch e Elias (2014), Dionísio, Machado e Bezerra (2010). A presente pesquisa tem natureza qualitativa e se configura como uma observação-participante. Esperamos frente às atividades propostas que ao final do projeto os alunos estejam habilitados a produzir o gênero carta do leitor de forma consciente, sendo capazes de perceber que mesmo se tratando de um texto curto é carregado de marcas argumentativas essenciais para a composição do gênero.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA