PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA DE FATIMA DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE FATIMA DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 27/02/2018
HORA: 13:30
LOCAL: CCAE MAMANGUAPE
TÍTULO: PRODUÇÃO DE TEXTO: UMA PROPOSTA MEDIADA PELA FERRAMENTA HAGÁQUÊ
PALAVRAS-CHAVES: Letramento digital, Produção de texto, Histórias em quadrinhos
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Modelos de producao de texto, associados as novas tecnologias, estao presentes nas mais variadas atividades do cotidiano, desde uma simples mensagem no celular a uma publicacao de artigos academicos, e, devido a essa gama de informacoes, o trabalho com as producoes textuais tem se tornado um desafio constante para os professores de Lingua Portuguesa. Dessa forma, por meio de uma abordagem qualitativa, com carater descritivo e intervencionista, tambem classificado como pesquisa-acao, este estudo objetivou descrever o processo de producao de historias em quadrinhos, a partir de um roteiro orientador, mediado pela ferramenta hagaque, de modo que a construcao dos textos levasse em consideracao temas referentes a realidade dos discentes e da comunidade. Diante desse proposito, esta pesquisa tem por fim contribuir para o desenvolvimento da habilidade da escrita dos alunos, bem como proporcionar o letramento digital dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola publica do municipio de Santa Rita, PB. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos, como norteadores teoricos, os estudos sobre o genero discursivos historia em quadrinhos, Vargueiro (2014), Mendonca (2006) e Ramos (2016). No tocante ao roteiro orientador no processo de ensino e aprendizagem da escrita, para a elaboracao dos textos, realizado nas oficinas, nos embasamos em Comparato (2009), Field (2001) e Passarelli (2012/2004), alem das contribuicoes de Antunes (2003/2010). A analise realizada teve como corpus a producao textual dos alunos participantes nesta pesquisa e, para essa finalidade, as historias produzidas foram comparadas em sua versao inicial e em sua versao final, posterior a etapa da revisao e reescrita. Como resultados, obtivemos avancos significativos por parte dos discentes nao tao somente no ambito da escrita, mas adentrando ao letramento digital, assim como o aumento no interesse da leitura do genero, uma vez que a demanda das atividades de leitura e escrita sao necessarias ao efetivo exercicio da cidadania.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA DE SOUZA AQUINO
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU