PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANA CLÁUDIA SALES LOURENÇO

DISCENTE: ANA CLÁUDIA SALES LOURENÇO
DATA: 27/02/2018
LOCAL: CCAE Mamanguape
TÍTULO: A SENSIBILIZAÇÃO POR MEIO DA POESIA: UM PROCESSO DE PRODUÇÃO ESCRITA NA EJA
PALAVRAS-CHAVES: Poesia. Educação de jovens e adultos. Produção escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo proporcionar o contato com a poesia e promover a escritura de poemas junto a alunos do Ciclo III, da EJA, do turno vespertino, de uma escola publica municipal em Joao Pessoa. Pretendemos, por meio de um trabalho sistematizado e planejado com a linguagem poetica, despertar a sensibilidade de alunos que retornaram a escola na modalidade EJA, como tambem incentivar a producao escrita desses educandos. O nosso desejo e motivar os discentes, mediante uma proposta de intervencao pedagogica que favoreca, de maneira prazerosa, a aprendizagem, por meio da poesia. Percebemos, trabalhando na Educacao de Jovens e Adultos, que muitos alunos retomam os estudos, nesse segmento de ensino, com grandes dificuldades no que concerne a leitura e a escrita. Como possuem expectativas e faixa etaria distintas daqueles que frequentam o ensino regular, necessitam tambem de um olhar especial por parte do educador. Por isso, e essencial um trabalho diferenciado na tentativa de minimizar as dificuldades de historias escolares, muitas vezes, cercadas por fracassos e desestimulos que, geralmente, culminam na desmotivacao e na evasao. A pesquisa realizada e de natureza qualitativa, de carater descritivo e intervencionista, esta orienta a producao de poemas por meio de atividades sequenciadas e mediadas pelo professor, caracterizando, assim, um projeto de pesquisa-acao. Trabalhamos os poemas de Vinicius de Moraes e Vitoria Lima, retirados dos livros Livro de Sonetos e Fucsia, dos respectivos autores. Para a aplicacao do projeto de intervencao, utilizamos a sequencia basica do letramento literario de Rildo Cosson. De acordo com o autor, nas diversas praticas de letramento, o texto literario proporciona um modo privilegiado de insercao ao mundo da escrita, visto que conduz ao dominio da palavra a partir dela mesma. O suporte teorico desta pesquisa apresenta-se fundamentado em: Candido (2011), Coelho (2011), Cosson (2014), Petit (2010), Pinheiro (2007), Sorrenti (2011), Thiollent (1996), Todorov (2010), dentre outros.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES