PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: ZENAIDE PEREIRA BERNARDO MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZENAIDE PEREIRA BERNARDO MARQUES
DATA: 26/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: CCAE Mamanguape
TÍTULO: GÊNERO RELATO PESSOAL: ARTICULANDO O VIVIDO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO “NEM TE CONTO”
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros discursivos. Projeto didático. Relato Pessoal.
PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Provavelmente a causa dos maiores insucessos em sala de aula seja a falta de planejamento e orientacao necessaria para a producao escrita de textos que sejam efetivamente relevantes para os alunos e para a sociedade na qual estao inseridos. Foi com essa preocupacao, que a pesquisa ora apresentada, teve como objetivo geral aplicar o projeto didatico “Nem te conto!” e, a partir dos modulos didaticos deste, constatar se as producoes finais foram elaboradas e aperfeicoadas atendendo aos elementos composicionais do genero discursivo relato pessoal e o alcance do seu proposito comunicativo e funcao social. O estudo foi realizado numa escola municipal de Tempo Integral localizada em Fortaleza/CE e teve como colaboradores alunos do sexto ano. Foi fundamentado, principalmente, nas pesquisas sobre sequencia didatica desenvolvidas por Lopes-Rossi (2003, 2008), na abordagem de generos discursivos a luz de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010) e Koch e Elias (2012, 2014) e, ainda nas reflexoes didaticas trazidas por Hernandez (1998), Vasconcellos (2002, 2007) e Nogueira (2005) acerca do trabalho com a pedagogia de projetos. Para realizacao dessa pesquisa, optamos por um estudo de investigacao qualitativa e definimos a modalidade pesquisa-acao como procedimento. As analises foram feitas mediante comparacao entre as producoes iniciais e finais dos discentes participantes do projeto. Por fim, a pesquisadora enxergou no projeto didatico “Nem te conto”, um importante aliado para amenizar os obstaculos manifestados na producao escrita de textos em sala de aula e, apostando nisso, alcancou resultados que permitiram aos alunos a elaboracao e aperfeicoamento, a partir dos modulos didaticos, de producoes escritas do genero relato pessoais mais satisfatorias. Assim, de maneira incontestavel, a sala de aula do sexto ano da escola na qual a pesquisa foi realizada, tornou-se um verdadeiro laboratorio de producao escrita de vidas, em que as experiencias foram alem dos limites fisicos da escola e culminaram em brilhantes relatos, compilados no livro “Nem te conto”.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO