PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
3216-7728/7728

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LILLIAN MOREIRA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILLIAN MOREIRA DE CARVALHO
DATA: 11/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Meet: meet.google.com/bvh-cnio-bkr
TÍTULO: ACOLHIDA E INTEGRAÇÃO SOCIAL: Uma análise das ações realizadas pelo governo da Paraíba e por organizações da sociedade civil no processo de acolhimento dos refugiados venezuelanos
PALAVRAS-CHAVES: Refugiados Venezuelanos. Integração Social. Federalismo Brasileiro. Organizações da Sociedade Civil. Paraíba.
PÁGINAS: 46
RESUMO: A crise política e econômica da Venezuela, fez com que houvesse um grande movimento de imigração de sua população para países vizinhos, a exemplo do Brasil, que via o Estado de Roraima, recebeu milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. Em caráter de emergência humanitária o Governo Federal com apoio de Organizações da Sociedade Civil, desenvolveu a Operação Acolhida, que tem como propósito receber a população de refugiados vindos da Venezuela, atualizar sua documentação, colocá-los provisoriamente em alojamentos e para que tenham melhores oportunidades de acesso aos serviços públicos e de integração social no país acolhedor, constituindo um processo de interiorização. É a partir do Programa Federal de Interiorização que os refugiados chegam à Paraíba. O presente trabalho busca levantar quais as principais medidas adotadas pelo governo paraibano e qual papel desempenhado pelas Organizações da Sociedade Civil no processo de integração social dos refugiados, em particular, às ações destinadas para a inclusão no mercado de trabalho dos refugiados venezuelanos. Parte-se da premissa de que o processo de acolhimento é complexo e necessita de um atendimento multidimensional, com a participação de diversos atores, de modo que a acolhida se transforme de fato em um processo de integração social dos refugiados. O estudo se dará através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A análise dos dados obtidos, através de pesquisa documental, entrevistas e aplicação de formulários, será realizada por eixos analíticos categorizados em: i) Pontos Introdutórios (Caracterização de informações sociodemográficas); ii) Análise das lacunas da política migratória; iii) Avaliação das ações realizadas pelo governo do Estado da Paraíba e do papel desempenhado pelas OSC.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1378436 - JOSENEIDE SOUZA PESSOA
Presidente - 2031012 - VANDERSON GONCALVES CARNEIRO
Interno - 1357972 - VICO DENIS SOUSA DE MELO