PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

Teléfono/Extensión
3216-7728/7728

Banca de QUALIFICAÇÃO: QUERLI MARIA BEZERRA MOURAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: QUERLI MARIA BEZERRA MOURAO
DATA: 12/12/2022
LOCAL: Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/86342036603
TÍTULO: Práticas Sustentáveis na Administração Pública: a percepção de servidores técnicos-administrativos da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade. Administração Pública. Servidores técnicos-administrativos. Ensino superior.
RESUMO: As Instituições de Ensino Superior (IES) são vistas como ambientes que reúnem conhecimentos múltiplos e interdisciplinares, ocupando um papel fundamental na transformação e na resolução de problemas sociais. Nesse sentido, apresentam-se como instrumentos catalisadores no processo de implementação da sustentabilidade, haja vista a atuação na preparação das novas gerações, com o propósito de alcançar um futuro sustentável. Contudo, oferecer conhecimento e habilidades para direcionar futuros profissionais para lidar com dilemas do meio ambiente não é o suficiente; tais instituições devem adotar práticas em seus espaços, e, para isso, o envolvimento de gestores e servidores técnicos administrativos torna-se fundamental. No caso brasileiro, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) precisam observar programas e políticas públicas propostas em auxílio à Administração Pública Federal (ADF) para disseminar práticas sustentáveis nos seus órgãos, dentre as quais destaca-se o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PGLS), cuja elaboração deve estar de acordo com o projeto político e atividades das IFES. Vinculada à ADF, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) elaborou o seu PGLS no ano de 2012, sendo relevante a sua avaliação junto à comunidade acadêmica. Dentre os membros dessa comunidade, os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) apresentam-se como um dos atores estratégicos na disseminação e implementação de práticas consideradas sustentáveis, isto porque estão conectados e integrados com setores diversos. Desse modo, o presente trabalho busca investigar as práticas sustentáveis de servidores técnico-administrativos na promoção da sustentabilidade na UFPB, junto ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), enquanto um dos centros de ensino. O percurso metodológico é qualitativo, centrado em um estudo de caso de caráter descritivo. À vista disso, o método de coleta de dados são entrevistas semiestruturadas com servidores Técnico-Administrativos lotados no CCSA, com auxílio de entrevista fotográfica.
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO