PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
3216-7728/7728

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO ALEXANDRE DE MORAES BRAGA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO ALEXANDRE DE MORAES BRAGA JUNIOR
DATA: 16/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Aula 02 do Bloco de Pós-Graduação do CCSA/UFPB
TÍTULO: A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA LIMITAÇÃO OPERACIONAL: o caso da Política Pública de cidades inteligentes de Natal
PALAVRAS-CHAVES: Cidades sustentáveis; Cidades Inteligentes; Políticas Públicas; Planejamento urbano, Sustentabilidade; Governança.
PÁGINAS: 59
RESUMO: O trabalho de pesquisa pretende analisar a evolução dos conceitos de cidades sustentáveis até o estágio de cidades inteligentes, sob o foco da seara urbanística e ambiental, no sentido de contribuir com a definição dos fundamentos do ideal de desenvolvimento sustentável, de acordo com os princípios definidos pelo Estado de Direito, da defesa do meio ambiente e da redução das desigualdades regionais. Deste modo, propõe-se a realização de um diagnóstico da situação jurídico-regulatória aplicável na construção de uma cidade ideal, na contraposição da real visando à promoção do desenvolvimento sustentável e regional através do planejamento urbano. Como problema da pesquisa temos a evolução das cidades sustentáveis às cidades inteligentes, o que redunda inovação ao planejamento urbano, com a utilização de novas tecnologias para a satisfação das necessidades sociais como moradias, saneamento, mobilidade, inclusão, etc. Objetiva-se analisar aspectos evolutivos e transformadores sociológicos – entre a cidade real e a ideal- e normativos da evolução das cidades sustentáveis ao estágio das cidades inteligentes, na promoção do desenvolvimento sustentável e da eliminação das desigualdades regionais. O presente trabalho intenciona explicitar o processo de concretização de cidades inteligentes em Natal-RN Utilizar-se-á o método lógico Process Tracing (PT), em pesquisa bibliográfica e documental. Através do método fenomenológico objetiva-se tecer considerações sobre o fenômeno da cidade mais includente, cuja finalidade é melhorar a qualidade do habitat dos cidadãos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GLAUBER DE LUCENA CORDEIRO
Presidente - 1483396 - ITALO FITTIPALDI
Interno - 2031012 - VANDERSON GONCALVES CARNEIRO