PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

Teléfono/Extensión
3216-7728/7728

Banca de DEFESA: ZENÓBIO JOSÉ DE AZEVEDO MAIA

DISCENTE: ZENÓBIO JOSÉ DE AZEVEDO MAIA
DATA: 31/01/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet: http://meet.google.com/fgc-ixqu-ivu
TÍTULO: Fatores influenciadores na adoção de comportamentos pró-ambientais: um estudo de marketing social com adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Comportamentos pró-ambientais. Marketing Social. Meio Ambiente.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A aceleração da industrialização e da urbanização gerou sérios desafios para o desenvolvimento urbano sustentável, e a gestão de resíduos sólidos municipais tornou-se uma grande preocupação no mundo e no Brasil. Com isso, os consumidores passaram a se preocupar com o destino dado ao descarte do lixo, visando o reaproveitamento e reciclagem dos itens de consumo e a minimização dos impactos desse descarte no meio ambiente. Por sua vez, as empresas também precisaram repensar sua política de descarte e adequar-se a uma produção mais sustentável. Logo, questões ambientais estão sendo incorporadas de forma cada vez mais frequente nas relações de troca entre empresas e consumidores, sejam estes últimos cidadãos, outras empresas ou o setor público. Sabendo que no Brasil uma grande quantidade de lixo é descartada em locais inadequados, o que pode acarretar prejuízos ambientais, sociais e econômicos, o objetivo central deste trabalho é analisar os fatores que influenciam os adolescentes a adotarem comportamentos pró-ambientais através do marketing social, incentivando a mudança comportamental através dos indivíduos, objeto central do marketing social e consequentemente um menor prejuízo ao meio ambiente. Dados quantitativos foram coletados de 228 adolescentes em Dona Inês – Paraíba. Os resultados sugerem que há uma clara consistência entre a intenção e o comportamento dos jovens nesta cidade. Atitudes em relação a natureza, Afeto e emoção, Conhecimento, Normas subjetivas e Intenção Comportamental atuam como determinante principal. A pesquisa traz contribuições relevantes por fornecer informações para elaboração de campanhas de marketing social e políticas públicas que objetivem a adoção de comportamentos pró-ambientais.
Externo à Instituição - ADRIANA DE FATIMA VALENTE BASTOS
Interno - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO