PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

Teléfono/Extensión
3216-7728/7728

Banca de DEFESA: QUERLI MARIA BEZERRA MOURAO

DISCENTE: QUERLI MARIA BEZERRA MOURAO
DATA: 25/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/tht-gqvu-ega
TÍTULO: Práticas Sustentáveis na Administração Pública: a Percepção de Servidores Técnicos- Administrativos da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade. Administração Pública. Servidores Técnicos-Administrativos. Ensino superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
RESUMO: As Instituições de Ensino Superior (IES) são vistas como ambientes que reúnem conhecimentos múltiplos e interdisciplinares, podendo ser considerados instrumentos catalisadores do processo de institucionalização da sustentabilidade. No caso brasileiro, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) precisam incorporar políticas direcionadas à sustentabilidade enquanto órgãos da Administração Pública Federal (ADF), dentre as quais destaca-se o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS). Observou-se que as pesquisas que abordam a sustentabilidade pela visão dos membros da comunidade acadêmica em IFES ainda representam pequena parcela da temática, sendo as existentes concentradas na percepção de outros atores, em sua maioria metodologicamente quantitativas. Nesse sentido, a pesquisa buscou compreender a implementação de práticas sustentáveis na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir da percepção de servidores técnico-administrativos (TAEs) lotados no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), à luz do PLS. Especificamente, objetivou-se contextualizar as ações direcionadas à sustentabilidade no contexto do campus I, descrever o entendimento desses TAEs a respeito da temática em seus ambientes laborais, bem como identificar as práticas sustentáveis vivenciadas por eles nestes ambientes. Para tal, empregou-se um estudo de caso qualitativo de caráter descritivo, com uso de entrevistas semiestruturadas e auxílio da entrevista fotográfica com 14 TAEs. Como resultados, observou-se que os TAES possuem conhecimento limitado acerca do PLS e de outros instrumentos relacionados à temática, podendo ser um limitador para sua aplicação plena. Além disso, as principais práticas sustentáveis identificadas, a exemplo de substituição de copos descartáveis por outros utensílios duráveis e desligamento das lâmpadas e ar condicionados, são oriundas de iniciativas individuais dos TAEs ou geradas por imposição legal, como é o caso da implantação dos processos eletrônicos. Embora reconheçam a existência de ações pontuais visando à qualidade de vida no ambiente de trabalho, notou-se fragilidade nos instrumentos de comunicação da gestão para disseminá-las. A partir da análise dos principais instrumentos normativos da UFPB, percebeu-se a inexistência de orçamento específico destinado às práticas sustentáveis. Nesse sentido, concluiu-se que, apesar da temática ser contemplada em suas políticas institucionais, não existe, ainda, uma política efetiva.
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO